Topo

OPINIÃO

Gomes: Vini Jr lembra R. Gaúcho na seleção do penta e pode explodir na Copa

Colaboração para o UOL, em Aracaju

01/07/2022 17h05

O pentacampeonato mundial da seleção brasileira completou ontem 20 anos. O título da "Família Scolari" ficou marcado pela grande campanha da dupla Ronaldo e Rivaldo: enquanto o "Fenômeno" marcou sete gols e foi o artilheiro da Copa, o camisa 10 contribuiu com mais cinco bolas na rede e atuações decisivas nos jogos mais difíceis. Mas outro "R", coadjuvante à época, estourou na Coreia e no Japão — Ronaldinho Gaúcho.

Na Live do Penta, transmitida nesta sexta (1º) pelo UOL Esporte para relembrar o último título mundial do Brasil, os jornalistas Julio Gomes e Danilo Lavieri contaram histórias da conquista e traçaram paralelos com a preparação em busca do hexa na Copa do Qatar, que começa no dia 21 novembro. Segundo Gomes, que cobriu a Copa in loco pelo UOL, o momento de Vinícius Júnior na seleção lembra o de Ronaldinho Gaúcho duas décadas atrás.

"Vinícius Júnior lembra o Ronaldinho em 2002, você sabe que é bom, que joga bola e é liso, pode acabar com um jogo, como o Ronaldinho decidiu contra a Inglaterra, que era o jogo mais difícil da Copa, porque aquela Inglaterra a gente não sabia ainda que era um time de enganadores, e tinha eliminado a Argentina."

"Aquela Inglaterra era muito forte e o Ronaldinho acabou com o jogo. O Vini Jr tem muito para ser isso, explodir depois da Copa do Mundo, ser o cara da seleção, não tem mais essa de talvez", afirmou Gomes.

"O Ronaldinho estava meio em baixa na época e o cara explode, ele vira o Ronaldinho na Copa e depois vai explodir no Barcelona, mas foi na Copa que o mundo inteiro viu que era um jogador top", disse o colunista do UOL.

Danilo Lavieri destacou que Vinícius Júnior já vive um grande momento no Real Madrid, onde marcou o gol do título da última Liga dos Campeões da Europa, mas ressaltou que na seleção de Tite ele ainda não é protagonista.

"A questão do Vini Jr para essa Copa é curiosa, porque ele está muito bem no Real, mas na seleção não está firmado ainda, não é titularzão, todo mundo quer ele como titular, está em alta, mas o Tite ainda está naquela história, fez o teste dos perninhas rápidas, Vini Jr, Raphinha, Neymar, Paquetá, e o Vini Jr. não está firmado ainda."

Na Copa da Coreia e do Japão, o então coadjuvante Ronaldinho Gaúcho foi peça-chave da seleção de Felipão nas quartas de final contra a Inglaterra.

Após o Brasil sair atrás do placar, no único gol que sofreu no mata-mata, o camisa 11 deu a assistência do gol de empate, marcado por Rivaldo, e depois virou o jogo com um golaço antológico de falta por cobertura quase do meio de campo. Que, segundo ele, foi intencional.

Coadjuvante de Ronaldo e Rivaldo, o Gaúcho marcou um golaço de falta do meio de campo contra a Inglaterra  - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Coadjuvante de Ronaldo e Rivaldo, o Gaúcho marcou um golaço de falta do meio de campo contra a Inglaterra
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress