Topo

Brasileirão - 2022

Dudu e Rony marcam, Palmeiras quebra tabu de 25 anos e retoma liderança

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2022 20h02

O Palmeiras teve uma atuação de almanaque, na noite de hoje (12), para superar o Coritiba por 2 a 0, retomar a liderança do Brasileirão e encerrar um tabu de 25 anos sem vencer a equipe paranaense no Couto Pereira. Dominantes no primeiro tempo e eficientes no segundo, os palmeirenses foram às redes com gols de Dudu e Rony.

A vitória devolve o time de Abel Ferreira à liderança da competição, agora com 22 pontos —o rival Corinthians, vice-líder, tem 21. Os paranaenses têm 15, e ocupam a sétima posição.

Na próxima rodada, o Coxa visita o Red Bull Bragantino na quarta-feira (15), às 19h (horário de Brasília). O Verdão recebe o Atlético-GO na quinta (16), às 18h.

LIVE DO PALMEIRAS

Quem foi bem: Dudu

Agora vice-artilheiro do Palmeiras no Brasileirão, com três gols, Dudu participou de grande parte das principais jogadas do time no Couto Pereira, colaborando na criação e nas finalizações. E em uma delas, em rara felicidade, chutou colocado pela meia direita e abriu o placar. A bola na rede, aos 21 minutos de jogo, deu a tranquilidade que a equipe de Abel Ferreira precisava para administrar o resultado.

Quem foi mal: Thonny Anderson

Quando o Coritiba esboçava alguma reação, ainda que com o revés por 2 a 0 no placar, Thonny Anderson acertou Rony com a sola do pé durante uma dividida e saiu expulso com o cartão vermelho direto, após revisão do VAR. O camisa 19 havia entrado no início do segundo tempo, a fim de dar mais volume ao ataque do Coxa, que ficou em desvantagem numérica aos 26 minutos da etapa final.

Palmeiras começa muito bem e é eficiente na etapa final

O Palmeiras fez um primeiro tempo ideal. Ofereceu poucas chances aos donos da casa e pressionou em busca do gol, que saiu aos 21 minutos: em jogada ensaiada após escanteio curto, Dudu recebeu de fora da área, bateu com rara felicidade e acertou o canto direito de Rafael William. O time quase marcou de novo em outras duas oportunidades. Na etapa final, coube à equipe administrar o placar. Fechado, o Verdão segurou o Coxa e explorou os contra-ataques para ampliar o resultado: aos 18, Veron recebeu pela esquerda e rolou para Rony, que completou para o fundo do gol. Com um a mais, o time de Abel Ferreira pouco sofreu no fim da partida.

Coritiba tenta, mas pena para achar espaços

Com o placar adverso desde os 21 minutos de jogo, o Coxa até tentou avançar, mas sentiu dificuldades ao chegar no setor de defesa do Palmeiras. Sem espaços na frente, os donos da casa colocaram Weverton para trabalhar pela primeira vez no segundo tempo, aos 16, em finalização de Martinez. O time de Gustavo Morínigo mostrava alguma reação, mas a expulsão de Thonny Anderson jogou a última pá de cal nos objetivos dos donos da casa.

Cronologia do jogo

Aos 21 minutos do primeiro tempo, Dudu abriu o placar com um belo chute de fora da área. O Palmeiras ampliou aos 18 minutos da etapa final, após gol de Rony em contra-ataque alviverde. Seis minutos depois, Thonny Anderson recebeu o cartão vermelho direto após entrada dura em Rony, com a sola do pé na coxa do atacante.

Jogo paralisado após confusão na arquibancada

Aos oito minutos da etapa final, após uma confusão na arquibancada do Couto Pereira, a polícia usou spray de pimenta para conter os torcedores e alguns reservas do Palmeiras sentiram irritação pelo efeito do gás. Leandro Vuaden paralisou o confronto por cerca de quatro minutos até que a situação se normalizasse. Algumas crianças tiveram de ser retiradas do setor do estádio do Coxa.

Crianças torcedoras do Coritiba deixam setor da arquibancada devido a gás de pimenta, em partida contra o Palmeiras - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Crianças torcedoras do Coritiba deixam setor da arquibancada devido a gás de pimenta, em partida contra o Palmeiras
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Fim do tabu no Couto

O convincente triunfo também marcou o fim de um tabu do Palmeiras. A última vez que a equipe havia vencido o Coxa no Couto Pereira foi há 25 anos, pela Copa do Brasil de 1997, quando os paulistas venceram por 1 a 0. Pelo Brasileirão, a marca negativa era mais longa: a última vitória, por 3 a 1, ocorreu em outubro de 1989.

Lei do Ex

Talvez nem todo palmeirense saiba, mas o resultado no Couto Pereira também contou com a força da implacável Lei do Ex. Ídolo do Palmeiras, Dudu atuou pelo Coritiba em 2010, quando foi emprestado pelo Cruzeiro. Com a camisa do Coxa, o atacante foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 0 X 2 PALMEIRAS

Competição: Brasileirão, 11ª rodada

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Data e horário: 12 de junho de 2022 (domingo), às 18h (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)

VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Guilherme Biro (COR); Dudu (PAL) e Fabinho (PAL)

Cartão vermelho: Thonny Anderson (COR)

Gols: Dudu (PAL), aos 21 minutos do 1º tempo; Rony (PAL), aos 18 do 2º tempo

CORITIBA: Rafael William; Nathan Mendes (Thonny Anderson), Guillermo (Natanael), Luciano Castán, Henrique e Guilherme Biro (Diego Porfírio); Bernardo, Robinho e Igor Paixão; Alef Manga (Clayton) e Adrián Martinez (José Hugo). Técnico: Gustavo Morínigo.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia), Luan, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo (Fabinho), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Gabriel Veron (Wesley) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.