Topo

Brasileirão - 2022

Diniz exalta torcida do Fluminense e lamenta 'vacilo' em expulsão de Braz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/06/2022 22h15

O técnico Fernando Diniz lamentou a derrota do Fluminense por 2 a 0 para o Atlético-GO, à qual creditou sob forte influência da expulsão de David Braz logo no início da partida, que condicionou o desempenho tricolor no Maracanã.

"Influenciou quase que totalmente na dinâmica da partida e no resultado. Estávamos criando situações, a equipe estava executando o plano. E a expulsão foi um vacilo que não pode acontecer", afirmou o treinador.

Diniz citou o lance não somente como um erro de decisão de Braz, ao se sacrificar aos 20 minutos de jogo, mas também da defesa, que deixou Churín avançar livre pela intermediária.

A respeito do jogo como um todo, o comandante elogiou a postura da equipe, que, segundo ele, foi superior na etapa final: "No segundo tempo o time foi aguerrido, corajoso. Conseguimos ter domínio, bola na trave, chances de fazer o primeiro e até empatar o jogo."

Somando três derrotas nos últimos quatro jogos, Fernando Diniz fez questão de exaltar os torcedores tricolores, que, mesmo após o apito final, e com o revés por 2 a 0 confirmado no placar, se manifestaram em apoio à equipe e vaiaram a arbitragem.

"A torcida do Fluminense é muito linda. Vieram e apoiaram, mesmo com algumas críticas, que são justificáveis. Acreditam no nosso time, vieram e fizeram a diferença. Tenho que agradecer que tenham vindo em bom número, e continuem acreditando, porque faz toda a diferença", concluiu.

Confira outras respostas de Fernando Diniz na coletiva de imprensa:

Avaliação da arbitragem

"Difícil falar de arbitragem. Acho que a expulsão do David foi uma falta evitável. Estava no início do jogo, e temos um goleiro que vai bem na hora das decisões, mas na hora é difícil [decidir]. Na dinâmica do jogo, achei que a arbitragem podia agir de outra maneira. Deixou o jogo correr muito, mas não acho que perdemos por conta da arbitragem. Teve um erro tático de posicionamento que originou a expulsão, que descaracterizou o que tínhamos feito. Aprendemos com isso: é possível jogar com nove, conseguimos equilibrar a partida e merecemos pelo menos fazer um gol."

Opção por Felipe Melo e não por Luccas Claro

"O Felipe é volante e também é zagueiro. Tem entrado muito bem nas partidas, tem uma imposição gigantesca. Faz os jogadores do lado crescerem, um cara que ajuda muito no campo e nas questões fora do campo. Acho que a entrada dele ajudou o time. Os gols que aconteceram não têm nada a ver com a entrada dele."

Ganso fez falta? Desfalques contra o América incomodam?

"Em relação ao Ganso, é difícil fazer a análise. É um cara que queremos em todo o jogo. Mas enquanto estávamos com 11, o time estava criando e dominando o jogo. Mas é bom contar com o ele. O Fluminense tem um elenco muito bom, teremos peças de reposição. Estou tranquilo em relação a isso. Não perdemos porque o Ganso não jogou, a expulsão que desarticulou nosso jogo. O jogador acertou um chute muito difícil de se acertar. Um dia que as coisas não correram bem, de modo geral."

Conversa no vestiário e apoio da torcida

"A torcida do Fluminense é algo que quero muito participar disso. Quero que o torcedor volte ao estádio cada vez mais. O fato dela reconhecer é porque o time foi muito valente, os jogadores se entregaram. Vamos trabalhar mais para entregar as vitórias que o torcedor merece."

Se tivesse colocado o Felipe Melo antes dos gols, o placar seria diferente?

"Acho que coloquei o Felipe no momento certo, na hora que senti que era para colocar. Tivemos um desajuste tático, tínhamos que ler um pouco melhor o jogo. Sem o intervalo para orientar os jogadores, é difícil. Os momentos que prejudicaram o Fluminense foram quando não sabíamos se pressionava ou voltava, e aí fica o espaço. Não tem nada a ver os gols que tomamos pelo Felipe Melo estar ou não ali. No primeiro gol, que o cara acertou um chute maravilhoso, não mudaria o Felipe estar ali. No segundo, o que ia adiantar ele estar ali? Não foi uma coisa tão clara assim. Poderia ter feito antes ou não."