Topo

Brasileirão - 2022

O que já aprendemos sobre o Campeonato Brasileiro após dez rodadas

Wesley, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Botafogo pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Wesley, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2022 04h00

A décima rodada do Campeonato Brasileiro foi concluída na noite de ontem (9) com a goleada por 4 a 0 do Palmeiras sobre Botafogo, no Allianz Parque, e os empates em 1 a 1 entre Coritiba e São Paulo, no Couto Pereira, e Fortaleza e Goiás, no Castelão.

Os dois primeiros meses deste Brasileirão, iniciado em abril, foram marcados pelo equilíbrio, por várias trocas de treinadores e pela oscilação de equipes consideradas favoritas, como, principalmente, o Flamengo, que ontem demitiu o técnico Paulo Sousa e acertou com Dorival Júnior, que estava no Ceará.

Abaixo, o UOL Esporte lista alguns destaques que puderam ser vistos nas 10 primeiras rodadas do torneio nacional.

Equilíbrio

O Palmeiras ultrapassou o Corinthians e reassumiu a liderança depois de golear o Botafogo. Ainda assim, o Brasileirão segue embolado. Prova disso é que a distância do Verdão para o primeiro time da zona de rebaixamento, o Cuiabá, é de apenas oito pontos (19 contra 11).

Na edição do ano passado, a vantagem do líder, que também era o Palmeiras, para o clube que abria o Z4, o Sport, era de 15 pontos (22 contra 7).

Favoritos vulneráveis

Com um dos elencos mais estrelados do Brasil, o Flamengo não tem correspondido ao favoritismo no Brasileirão. Pelo contrário. O Rubro-Negro iniciou muito mal a competição e ocupa, neste momento, a 13ª colocação. A fase ruim fez o time carioca demitir o técnico Paulo Sousa. Dorival Júnior será o substituto.

O Atlético-MG, atual campeão brasileiro, também tem sofrido com tropeços neste início de torneio. Na quarta (8), perdeu a chance de assumir a liderança ao ser derrotado pelo Fluminense, por 5 a 3, no Maracanã. O resultado elástico gerou insatisfação e ligou o alerta no Galo.

Flamengo foi derrotado pelo Bragantino e viu crise aumentar - Marcelo Cortes/Flamengo - Marcelo Cortes/Flamengo
Flamengo foi derrotado pelo Bragantino e viu crise aumentar
Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Dança das cadeiras de treinadores

Até o momento, foram oito trocas de técnicos em apenas 10 rodadas de Brasileirão, média de quase uma por rodada. O Athletico-PR é quem mais mudou, e, atualmente, está em seu terceiro treinador na competição. Alberto Valentim e Fábio Carille foram demitidos pelo Furacão, que hoje é comandado por Felipão.

Outros clubes que mudaram de comando foram:

  • América-MG demitiu Marquinhos Santos e contratou Vagner Mancini;
  • Inter demitiu Alexander Medina e contratou Mano Menezes;
  • O Goiás trocou Glauber Ramos por Jair Ventura;
  • Abel Braga pediu demissão do Fluminense, que contratou Fernando Diniz;
  • Atlético-GO demitiu Umberto Louzer e contratou Jorginho;
  • Flamengo demitiu Paulo Sousa e contratou Dorival Júnior
  • Ceará perdeu Dorival Júnior para o Flamengo e busca treinador

Briga pela artilharia com novidades

Passadas 10 rodadas, o maior goleador do Brasileirão neste momento é Calleri, do São Paulo, que chegou a nove gols após marcar no empate em 1 a 1 com o Coritiba, ontem (9).

O argentino tem três gols de vantagem em relação a Mendoza, do Ceará, Hulk, do Atlético-MG, e Cano, do Fluminense. Os três marcaram seis vezes.

Calleri, do São Paulo, comemora o seu gol na partida contra o Coritiba válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro - JOÃO HEIM/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - JOÃO HEIM/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Calleri, do São Paulo, comemora o seu gol na partida contra o Coritiba válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Imagem: JOÃO HEIM/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Resultado x desempenho

O Brasileirão deste ano aqueceu este debate justamente pela boa colocação do Corinthians, que até a rodada passada liderava a competição mesmo apresentando futebol questionável em diversos jogos da competição. Após tropeçar e perder para o Cuiabá —novamente em uma apresentação abaixo dos padrões— na última terça (7), o time comandando pelo português Vítor Pereira foi ultrapassado pelo Palmeiras.

Da Série B ao G6

O Coritiba é uma das gratas surpresas deste início de competição nacional. Recém-promovido da Série B, o Coxa terminou a 10º rodada na quinta colocação na tabela, com 15 pontos. São quatro vitórias, três empates e três derrotas para a equipe treinada pelo paraguaio Gustavo Morínigo.

Os outros clubes que subiram para a Série A neste ano ainda não conseguiram engrenar. O Goiás é o 13º, com 13 pontos, um a mais que o Botafogo (15º) e dois a mais que o Avaí (16º).

Sensação em 2021, Fortaleza derrapa

Quarto colocado no ano passado, o Fortaleza amarga a lanterna do Brasileirão na atual temporada. Ontem (9), o time comandado por Vojvoda levou o empate do Goiás no fim do jogo, em pleno Castelão, e permaneceu com apenas uma vitória em 10 jogos disputados. São seis pontos conquistados até aqui, quatro a menos que o Juventude, o penúltimo.

Jogadores de Fortaleza e Goiás disputam lance em partida do Brasileirão - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Jogadores de Fortaleza e Goiás disputam lance em partida do Brasileirão
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF