Topo

Cruzeiro

Campanha a partir da 12ª rodada de 2021 é suficiente para o Cruzeiro subir

Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol contra o CRB pelo Campeonato Brasileiro - GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol contra o CRB pelo Campeonato Brasileiro Imagem: GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/06/2022 04h00

O Cruzeiro está embalado na Série B e chegou aos 28 pontos em 11 rodadas ao bater, ontem (8), o CRB. A campanha celeste deste ano mostra a disparidade em relação à da edição passada. Se, em 2021, a Raposa somou apenas 11 pontos até este mesmo momento do torneio, basta ao time comandado por Paulo Pezzolano repetir o que foi obtido após a 12ª rodada do ano passado para o time mineiro retornar à elite do Brasileirão. Explica-se.

No ano passado, a partir da 12ª rodada, a equipe cruzeirense conquistou mais 37 pontos, mas sequer brigou pelo acesso. Só que em 2022, basta a Raposa garantir estes mesmos 37 pontos dos 81 que ainda estão em jogo para garantir o retorno à Série A, somando ao todo 65 pontos.

Veja os melhores momentos da vitória celeste

A Raposa faz um começo arrasador na Série B deste ano, com aproveitamento de 84%, o que dá a liderança ao time e enorme vantagem sobre os concorrentes. São seis pontos a mais que o vice-líder Bahia e 11 de vantagem para o Grêmio, que atualmente ocupa a quinta colocação e é o primeiro time fora da zona do acesso. Com 'gordura' tão grande, o time estrelado só não estará de volta à elite em caso de queda drástica de desempenho.

Por isso, o Cruzeiro de 2022 pode se dar ao luxo até mesmo de repetir a campanha de 2021 a partir da 12ª rodada, que ainda assim alcançará a pontuação necessária para voltar à Série A. O número de segurança para o acesso é o 64, que apenas na edição 2012 não foi suficiente para subir, ano em que o São Caetano terminou na quinta colocação, com 71 pontos.

No ano passado, quando brigou contra o rebaixamento à Série C, o Cruzeiro venceu oito vezes, empatou 13 e perdeu em seis a partir da 12ª rodada. Foram 37 pontos conquistados, que em 2021 serviram apenas para evitar a queda, mas que nesta temporada podem ser o bastante para garantir o acesso.

Mas é difícil imagina uma queda de produção tão grande de um time que sobra na Série B e já soma nove vitórias seguidas na temporada, sendo oito em jogos da Segunda Divisão. Para Paulo Pezzolano, o sucesso do trabalho é o coletivo.

"O torcedor sabe a equipe que tem hoje, estão apoiando muito desde o começo do ano. A diretoria sabe o que tem que fazer com muita cautela, muita tranquilidade, tem que arrumar muita coisa, e nós temos que saber onde estamos. Eu acho que estamos todos na mesma linha, isso é o mais importante. E isso ajuda muito a equipe, sem dúvidas."

O próximo desafio do Cruzeiro e o Vasco, domingo (12), no Maracanã, às 16h, pela 12ª rodada.

Cruzeiro