Topo

Série B - 2022

Cruzeiro vence o CRB, afasta mais um fantasma e segue sobrando na Série B

Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol contra o CRB pelo Campeonato Brasileiro - GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol contra o CRB pelo Campeonato Brasileiro Imagem: GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

08/06/2022 20h54

A fase do Cruzeiro é realmente muito boa na Série B do Brasileiro. A equipe venceu o CRB por 2 a 0, na noite de hoje (8), no Mineirão, e chegou à oitava vitória seguida na competição. Edu e Rafa Silva marcaram na primeira etapa. Além de aumentar a invencibilidade, a Raposa quebrou um tabu de seis jogos sem vencer os alagoanos. Este foi também o primeiro celeste sobre o CRB, no Gigante da Pampulha, em toda a história do confronto.

Com o resultado, o Cruzeiro chega a 28 pontos e dispara na liderança da Série B. O CRB, por outro lado, segue com 11 pontos e entra na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar.

O próximo desafio do Cruzeiro é contra o Vasco, terceiro colocado na competição. O jogo será no Maracanã, no domingo (12), às 16h (de Brasília) e já está com carga de ingressos esgotada. Já o CRB enfrenta o Vila Nova, no sábado (11), no estádio Rei Pelé, às 16h30.

Veja os melhores momentos da vitória celeste

O jogo do Cruzeiro: ataque letal após dificuldade inicial

O Cruzeiro se fez valer do Mineirão para propor o jogo desde o início, como vem fazendo em toda a campanha. No entanto, a boa marcação do CRB fez com que o time utilizasse mais bolas longas e inversão de jogo do que de costume no início da partida. Foi difícil, mas o Cruzeiro conseguiu encaixar seu ataque e marcou dois gols no intervalo de dois minutos, mostrando mais uma vez a letalidade da equipe.

O jogo do CRB: mostra personalidade, mas sofre apagão

Diferentemente de outros adversários que foram ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro, o CRB equilibrou as ações desde o início da primeira etapa. A equipe comandada por Daniel Paulista se lançou ao ataque e teve um bom comportamento defensivo, dificultando o jogo do Cruzeiro. No entanto, o time não conseguiu segurar o ataque dos donos da casa por muito tempo e deixou a primeira etapa perdendo por 2 a 0, sem se reagir no placar na segunda etapa.

Primeiro tempo

A primeira chance do Cruzeiro foi aos 14 minutos, com Eduardo Brock de fora da área. Aos 29', Neto Moura buscou o ângulo de Diogo Silva, que fez boa defesa e mandou para fora. O escanteio gerou o primeiro gol da Raposa. Neto Moura cobrou, e Edu fez um verdadeiro golaço, pegando de primeira, aos 30'. Dois minutos mais tarde, o time ampliou com Rafa Silva, que recebeu a bola de Neto Moura no meio dos zagueiros e mandou no canto esquerdo do goleiro do CRB.

Segundo tempo

Atrás no placar, o CRB voltou disposto a tentar uma reação. Aos 10 minutos, Richard finalizou bem de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Rafael Cabral. O jogo perdeu um pouco do ritmo, até seguiu equilibrado, mas sem chances claras de gol. O CRB ainda perdeu o Welington Carvalho, aos 32', o que dificultou mais a reação dos alagoanos na partida.

Quem foi bem: Neto Moura

O jogador colaborou com duas assistências para os gols de Edu e Rafa Silva. O volante vem sendo peça fundamental do meio-campo do Cruzeiro e está tão prestigiado com o técnico Paulo Pezzolano, que no jogo passado, contra o Operário, chegou a ser improvisado na zaga celeste, que não tinha Lucas Oliveira e Geovane Jesus.

Quem foi mal: Anselmo Ramon

Homem referência do ataque do CRB, o jogador quase não teve oportunidades de arrematar para o time alagoano. O jogador, que já passou pelo Cruzeiro, não teve muito brilho e foi substituído por Vico na reta final da partida.

Enfim um gol no primeiro tempo

O atacante Edu trabalhou nos últimos dias para se livrar de dores na coxa que fizeram com que ele jogasse apenas um tempo em cada um dos dois últimos jogos. O esforço valeu e o atacante foi recompensado com um golaço, que abriu o placar no Mineirão, em momento em que o CRB dificultava as ações da Raposa. Edu é o artilheiro absoluto do time, com 15 gols. Uma curiosidade: todos os seus gols anteriores haviam sido anotados na segunda etapa, sendo este o primeiro na etapa inicial.

Ação LGBTQIA+

Em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+, o Cruzeiro realizou duas ações em prol da causa. As bandeirinhas de escanteio e a faixa de capitão, utilizada inicialmente por Eduardo Brock, estavam com as cores da bandeira que representa o movimento. Após o jogo contra o Grêmio, as duas equipes foram denunciadas pelo STJD por cânticos homofóbicos, o que foi recriminado por Ronaldo Nazário posteriormente.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 2 x 0 CRB
Competição:
11ª rodada da Série B
Data e hora: 8 de junho de 2022 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Cartões amarelos: Eduardo Brock (CRU) Welington Carvalho e Guilherme Romão (CRB)
Cartão vermelho: Wellington Carvalho (CRB)
Gols: Edu (CRU), aos 30 minutos, e Rafa Silva (CRU), aos 32' do primeiro tempo

CRUZEIRO: Rafael Cabral, Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock (Geovane); Leo Pais (Filipe Machado), Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu; Jajá (Luvannor), Rafa Silva (Fernando Canesim) e Edu (Rodolfo). Técnico: Paulo Pezzolano

CRB: Diogo Silva, Gum, Wellington Carvalho e Gilvan; Raul Prata (Reginaldo), Emerson (Gabriel Conceição), Yago (Wallace), Uillian Correia e Guilherme Romão; Richard (Wesley) e Anselmo Ramon (Vico). Técnico: Daniel Paulista