Topo

Cruzeiro

Cruzeiro reencontrará Fábio contra o Fluminense pela Copa do Brasil

Fábio se transferiu para o Fluminense no início deste ano  - Thiago Ribeiro/AGIF
Fábio se transferiu para o Fluminense no início deste ano Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

07/06/2022 16h05

Quis o destino que Fábio e Cruzeiro se reencontrassem ainda em 2022 após a saída conturbada do jogador no início deste ano. Nesta terça-feira (7), a CBF realizou o sorteio da Copa do Brasil no qual ficou definido o confronto entre Raposa e Fluminense pelas oitavas de final da competição. Pelo Cruzeiro, Fábio foi finalista quatro vezes do torneio, levantou três taças e já foi personagem decisivo em uma eliminação do Tricolor das Laranjeiras para a equipe celeste.

Cruzeiro e Fluminense já se enfrentaram em duas ocasiões na Copa do Brasil. Em 2006, os cariocas avançaram nas quartas de final ao vencerem os dois jogos - o primeiro por 3 a 2, no Mineirão, e o segundo por 1 a 0, no Maracanã. Em 2019, as equipes empataram as duas partidas das oitavas de final e a vaga às quartas foi decidida nos pênaltis, com direito à defesa de Fábio.

O primeiro jogo no Rio de Janeiro terminou 1 a 1. Na volta, no Mineirão, um novo empate por 2 a 2. Nas penalidades, o Cruzeiro venceu a série por 3 a 1, sendo que Fábio defendeu a terceira cobrança feita por João Paulo. Ganso e Gilberto pararam na trave pelo Fluminense, enquanto o Cruzeiro perdeu uma cobrança com Lucas Silva, mas marcou com Thiago Neves, Sassá e Pedro Rocha,

Nas conquistas de 2017 e 2018, o Cruzeiro somou três disputas de pênaltis e Fábio brilhou em todas elas. Na primeira, o time eliminou o Grêmio nas semifinais assim. Na final, contra o Flamengo, a taça também foi definida nos pênaltis. Na segunda conquista, o Cruzeiro eliminou o Santos nas quartas de final com Fábio defendendo três cobranças em sequência.

Fábio defendeu o Cruzeiro em 976 jogos e é o recordista na história do clube. Com a camisa celeste, ele conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018) e sete edições do Campeonato Mineiro (2006,2008,2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).

Outros velhos conhecidos

Além de Fábio, o confronto entre Cruzeiro e Fluminense promoverá o reencontro com outros jogadores que passaram pela equipe celeste. O zagueiro Manoel, o volante Felipe Melo e os atacantes Fred e Willian são outros atletas que já defenderam a Raposa.

Cruzeiro