PUBLICIDADE
Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Para sempre vice? Juventus é o time que mais perdeu finais da Champions

Buffon passa ao lado da taça da Champions League após derrota da Juventus para o Real Madrid - Reuters / Eddie Keogh
Buffon passa ao lado da taça da Champions League após derrota da Juventus para o Real Madrid Imagem: Reuters / Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

26/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

A conquista da Liga dos Campeões é o sonho de todo clube europeu. Porém, enquanto alguns times empilham taças, outros amargam vices. E ninguém é mais familiarizado com a dor da derrota em decisões de Champions do que a Juventus.

Bicampeã do principal torneio europeu (84/85 e 95/96), a Velha Senhora amargou nada menos do que sete derrotas em finais. Isso coloca o time italiano no topo na lista de vice-campeões da Champions League.

O Real Madrid foi o principal carrasco da Juve em decisões. Com dois gols de Cristiano Ronaldo e Zidane no banco, os merengues bateram a Velha Senhora por 4 a 1 na final da temporada 16/17. Já em 97/98, o Real bateu o time italiano por 1 a 0, com gol de Predrag Mijatovic.

O Barcelona também castigou a Juventus na temporada 14/15. Diante de um empolgado trio catalão, formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar, a Velha Senhora perdeu por 3 a 1. Rakitic, Suárez e Neymar marcaram para o Barça. Morata descontou para os italianos.

Drama em clássico

Buffon - Neal Simpson/EMPICS via Getty Images - Neal Simpson/EMPICS via Getty Images
Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus, após derrota para o Milan nos pênaltis na final da Liga dos Campeões 2002/2003
Imagem: Neal Simpson/EMPICS via Getty Images

A lista de vice-campeonatos da Juventus ainda conta com uma dramática decisão nos pênaltis contra o Milan, na temporada 2002/03. Após empate sem gols tanto no tempo regulamentar quanto na prorrogação, o clássico foi para as penalidades. No duelo entre Dida e Buffon, melhor para o goleiro brasileiro, que garantiu o triunfo do Milan por 3 a 2.

Birindelli e Del Piero converteram para a Juve, e Trezeguet, Zalayeta e Montero perderam. Pelo lado do Milan, Serginho, Nesta e Shevchenko marcaram. Já Seedorf e Kaladze desperdiçaram.

Mais três...

Dois alemães e um holandês completam a lista de fracassos da Juventus em finais da Liga dos Campeões. Na temporada 96/97, o time italiano perdeu por 3 a 1 para o Borussia Dortmund. Riedle marcou dois para os alemães, Del Piero descontou para a Juve e Lars Ricken fechou o placar.

Já no início dos anos 80, foi a vez do Hamburgo bater a Juventus. Na final da Champions de 1982/83, os alemães venceram por 1 a 0 e ficaram com a taça. Felix Magath marcou o único gol do jogo.

A estreia da Juve em decisões de Champions também foi amarga. Na temporada 72/73, a Velha Senhora perdeu por 1 a 0 para o Ajax de Johan Cruyff. O gol do título, porém, foi marcado por Johnny Rep.