Topo

Hotel recria quarto da infância de Marquinhos com lembranças do penta; veja

Marquinhos durante jogo do PSG contra o Angers, em abril. Ele é capitão do time que defende há quase dez anos - John Berry/Getty Images
Marquinhos durante jogo do PSG contra o Angers, em abril. Ele é capitão do time que defende há quase dez anos Imagem: John Berry/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

23/05/2022 10h00

Classificação e Jogos

Bandeira do Brasil pendurada na beliche, gibis da Turma da Mônica, golzinho, camisas de time, revistas de futebol e um pôster do Ronaldo Fenômeno comemorando gol na Copa do Mundo de 2002 são algumas das lembranças que o zagueiro Marquinhos tem da infância vivida na Zona Norte de São Paulo. Algumas dessas memórias do passado foram reunidas na ação de um patrocinador do Paris Saint-Germain, a Accor Live Limitless, que recriou o quarto da infância do zagueiro de 28 anos.

O cômodo ocupa um dos quartos do hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia. Em ano de Copa do Mundo no Qatar, estão estampadas nas paredes do local as lembranças do Mundial do Japão e da Coreia do Sul que rendeu o penta da seleção brasileira. "Foi nessa época que eu comecei a ter minhas lembranças de futebol, como torcedor. Por tudo que vivenciei, minha paixão pelo futebol aumentou ainda mais. Naquela época, brasileiro ia tudo ver jogo, pintava a rua, colocava as bandeirinhas de um lado para outro da rua, era Brasil na Copa do Mundo e todos paravam para assistir isso. É um dos momentos mais marcantes da minha infância", relembra o agora experiente Marquinhos, em conversa exclusiva com o UOL Esporte em Paris, a convite da Accor.

Quarto - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Quarto - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Marquinhos tinha acabado de completar 8 anos na época da Copa de 2002. Estava perto de entrar nas categorias de base do Corinthians e começar de vez a história que ainda passaria por Roma, PSG e seleção. Hoje, ele é um dos candidatos a virar pôster na parede da criançada. "Às vezes a gente não tem noção desse contraste todo. Um dia você é moleque, torcedor, está vendo e sendo fã dos jogadores e hoje a gente que está fazendo esse papel. É ser alguém para eles se orgulharem", completa, emocionado.

O quarto que reúne as memórias de Marquinhos estará disponível para reservas a partir de hoje (23) até os últimos dias de setembro, mais ou menos no fim do verão europeu. A campanha se chama "where it ALL started" (onde tudo começou, na tradução) e brinca com o nome do programa de fidelidade da rede de hotéis Accor [patrocinadora do PSG], o Accor Live Limitless (ALL). Quem se hospedar nos quartos ainda ganhará uma foto autografada e um vídeo com uma mensagem dos atletas.

Marquinhos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marquinhos em três momentos da vida
Imagem: Reprodução/Instagram

Outros quatro jogadores do elenco do PSG também tiveram seus quartos recriados: Sergio Ramos, na Espanha, Hakimi, no Marrocos, Donnarumma, na Itália, e Kimpembe, em Paris. "Ao abrir uma porta para seu passado, os cinco jogadores oferecem às crianças e suas famílias a oportunidade de compartilhar sua história, suas paixões de criança e os segredos de seu sucesso" é um dos motes da campanha.

No quarto de Marquinhos, além dos itens de decoração que remetem à Copa do Mundo de 2002, chamam atenção a beliche que ele dividia com o irmão Luan e um golzinho que representa a época em que ele era goleiro na infância. Foram os treinadores de futsal do colégio que convenceram que o melhor caminho era na linha.

Quando me falaram e mostraram os detalhes do que estavam fazendo no quarto, eu curti demais. Por que para mim é um lugar muito especial, onde tenho muitas lembranças boas da infância junto com a minha família. Quando você vê algo que lembra e representa sua infância vem um sentimento muito bom. É único."

"É muito legal saber que um lugar especial para mim pode ser legal de visitar para outras pessoas que gostam de mim, do meu trabalho, do meu futebol, que estejam interessadas em saber um pouco mais sobre minha vida", diz.

Campeão francês com o PSG pela sétima vez nesta temporada 2021/2022, Marquinhos já está de férias em seu clube. No entanto, ainda tem mais dois compromissos com a Amarelinha antes de partir para o descanso. Enfrenta Coreia do Sul e Japão nos próximos dias 2 e 6 e só então poderá, entre outras coisas, se hospedar no quarto que remete às suas primeiras lembranças.