Topo

PSG empata e retoma título francês após decepção europeia com trio estelar

Neymar, Marquinhos e Messi comemoram gol marcado pelo PSG diante do Lens, em jogo válido pelo Campeonato Francês - Alain JOCARD / AFP
Neymar, Marquinhos e Messi comemoram gol marcado pelo PSG diante do Lens, em jogo válido pelo Campeonato Francês Imagem: Alain JOCARD / AFP

Fernando Morales

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/04/2022 17h58

O estelar Paris Saint-Germain ao menos voltou a ser campeão francês. Precisando de apenas um ponto para ser campeão na rodada de hoje (23), o PSG recebeu o Lens no Parc des Princes e fez o mínimo necessário.

Definitivamente não foi um espetáculo: o empate por 1 a 1 dá ao clube de Neymar o título que escapou na temporada passada para o Lille. Messi abriu o placar aos 22 do segundo tempo, e o empate veio com Corentin Jean, aos 44 do segundo tempo.

Em jogo fisicamente intenso, o PSG tentou criar oportunidades, mas o bom momento defensivo do Lens dificultou bastante a ação ofensiva do time da casa. Mesmo com o trio Messi, Neymar e Mbappé escalado.

De todo modo, com o resultado, o time chegou aos 78 pontos em 34 rodadas, 16 acima do Olympique de Marselha, do técnico Jorge Sampaoli e do meia Gérson, o segundo colocado.

A equipe do PSG volta a campo na sexta-feira (29) às 16h para o confronto fora de casa contra o RC Strasbourg. Já o Lens terá compromisso no sábado (30) às 12h, onde jogará em casa contra o Nantes.

Jogo é marcado por vaias

Após o árbitro terminar o jogo na primeira etapa, os torcedores do PSG vaiaram muito a atuação dos jogadores. Apesar de terem dominado boa parte do primeiro tempo, a equipe pecou muito nas finalizações e sofreu contra ataques da equipe visitante. O mesmo aconteceu ao longo do segundo tempo, com o time sofrendo para bater o Lens, os que estiveram presentes no estádio não pouparam críticas e vaiaram os atletas. Tamanha a insatisfação pela temporada da equipe.

Queda precoce na UEFA Champions League

A eliminação para o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões gerou enérgicos protestos dos torcedores franceses. Ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0, a equipe precisava apenas de um empate em Madri para avançar, mas acabou sofrendo o revés por 3 a 1: em 17 minutos, Benzema marcou três gols e acabou com o sonho do PSG.

Com a chegada bombástica de Messi e a formação de um trio de ataque poderoso, as expectativas para a inédita conquista da Champions eram altas, mas na realidade, o que se viu dos três na competição não foi o suficiente para encher os olhos dos torcedores.

Neymar apreensivo - Christian Hartmann/Reuters - Christian Hartmann/Reuters
Neymar em ação durante PSG x Lens, jogo válido pelo Campeonato Francês
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Quem foi bem: Lionel Messi

O argentino foi o responsável por fazer o gol do PSG. Antes de balançar as redes, Messi criou jogadas, tentou deixar os companheiros na cara do gol

Com três gols e 13 assistências até o momento no Campeonato Francês, o argentino Lionel Messi levantou o primeiro troféu com o novo time. Mesmo não tendo um desempenho à altura dos tempos de Barcelona.

Quem foi mal: Kevin Danso

Amarelado logo no começo do primeiro tempo, o zagueiro da equipe do Lens cometeu faltas bobas ao longo da partida. Em um lance estranho, o austríaco tropeçou na bola, derrubou Neymar e foi expulso aos 11 minutos da segunda etapa.

Mbappé - Christian Hartmann/Reuters - Christian Hartmann/Reuters
Mbappé, do PSG, lamenta gol marcado pelo Lens durante jogo do Campeonato Francês
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Como foi o PSG

Tendo mais posse de bola no primeiro tempo, a equipe de casa teve a melhor chance com Hakimi. O lateral recebeu um belo passe, ficou sem marcação e tentou chutar por cobertura, mas o goleiro Leca antecipou-se e fez boa defesa. Mbappé foi o que mais tentou abrir o placar, o camisa 7 teve três chances, mas acabou desperdiçando a oportunidade.

Na segunda etapa, os comandados de Pochettino seguiram tentando abrir o placar, mas o sistema defensivo do Lens conseguiu segurar muito bem o trio de ataque.

Lens segurou o PSG por boa parte do jogo

Sem perder desde o dia 03/04, o Lens conseguiu segurar a equipe de Mauricio Pochettino por, praticamente, o jogo todo. A estratégia de Franck Haise deu certo, mesmo com um jogador expulso logo no começo da segunda etapa.

FICHA TÉCNICA: PSG 1 x 1 Lens

Competição: Campeonato Francês, 34ª rodada

Estádio: Parc des Princes, em Paris, na França.

Data: 23/04/2022, sábado

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Amaury Delerue

Auxiliares: Alexandre Viala e Julien Aube

Cartões amarelos: Sergio Ramos, Verratti e Marquinhos (PSG), Kevin Danso (LENS);

Cartões vermelhos: Kevin Danso (LENS).

Gols: Lionel Messi, aos 22 minutos do segundo tempo (PSG) e Corentin Jean, aos 42 minutos do segundo tempo.

Lens: Leca, Gradit, Danso e Wooh; Clauss (Deiver Machado), Doucouré, Fofana e Frankowski (Corentin Jean); David Costa (Ganago), Sotoca (Said) e Kalimuendo (Haidara). Técnico: Franck Haise

PSG: Navas; Marquinhos, Ramos e Kimpembe; Nuno Mendes, Hakimi (Di Maria), Gueye (Danilo Pereira) e Verratti; Mbappé, Messi e Neymar. Técnico: Maurício Pochettino