Topo

Atuação contra o Athletico reforça temporada decisiva de Cano pelo Flu 

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/05/2022 04h00

Se não fosse pelos gols de Germán Cano neste Brasileirão, o Fluminense amanheceria hoje (15) na zona de rebaixamento. O atacante garantiu a vitória por 2 a 1 diante do Athletico-PR, no Raulino de Oliveira, e se mostrou mais uma vez decisivo para o Tricolor na temporada.

Com o tento anotado no empate com o Palmeiras e os dois diante do Furacão — entre eles um golaço —, na noite de ontem (14), o camisa 14 ajudou o Flu a garantir quatro dos oito pontos que somou na competição.

Mesmo quando não foi às redes, ele também decidiu: quando o time bateu o Cuiabá por 1 a 0, com gol contra de Paulão, foi dos pés de Cano o cruzamento que o zagueiro do Dourado completou na própria meta.

As atuações recentes do atacante, que marcou quatro gols nos últimos três jogos, o isolaram mais ainda como artilheiro do Flu na temporada. São, ao todo, 15 bolas na rede. Entre todos os jogadores da Série A em 2022, somente Raphael Veiga (18) e Hulk (16) marcaram mais que o argentino.

O goleador do Tricolor comentou sobre a boa fase após o jogo diante do Athletico, e a atribuiu ao esforço nos treinamentos: "Trabalho duro todos os dias. O trabalho é fundamental para continuar como estou fazendo agora. Estou muito bem. Fazer gol dá muita confiança para continuar trabalhando mais ainda."

Satisfeito com o desempenho de seus atletas, o técnico Fernando Diniz fez elogios especialmente ao camisa 14, a quem se referiu como "um ótimo jogador, e uma pessoa melhor ainda".

"O Cano é muito especial, mas uma pessoa diferente. Um cara que tenho sintonia fina, conheço há pouco tempo mas parece que conheço há longa data. Essa sintonia está ainda mais forte. Ele se entrega de corpo e alma àquilo que faz. Mais que um jogador, é uma referência como pessoa", afirmou o treinador.

Durante a coletiva de imprensa, Diniz disse ainda que, além da contribuição com os gols, Cano tem sido um dos jogadores que mais correm no elenco, sendo "fundamental na parte tática e na condução do espírito solidário do time".

Decisivo em outras competições

Se produziu gols suficientes para colocar o Fluminense em situação mais confortável no Brasileirão, Cano foi igualmente decisivo em outras competições na temporada.

O atacante foi o artilheiro da equipe no Campeonato Carioca, conquistado após quase dez anos de jejum do Flu na competição. Dos sete gols dele no Estadual, um foi marcado na semifinal diante do Botafogo, levando a equipe à decisão, e outros três nos dois confrontos — vitória por 2 a 0 e empate por 1 a 1 — da final diante do Flamengo.

Na Copa do Brasil, que para o Tricolor iniciou na terceira fase, o argentino já anotou dois tentos nos dois jogos vencidos contra o Vila Nova, avançando às oitavas de final.

Mesmo na Copa Libertadores, em que a equipe foi eliminada ainda nas fases preliminares, Cano marcou três gols em quatro jogos — ante o Millonarios-COL e o Olimpia-PAR.

A única competição pela qual o atacante ainda não deixou sua marca é a Sul-Americana. E a próxima oportunidade será na quinta-feira (19), às 19h15 (horário de Brasília), quando o Tricolor visita o Unión Santa Fe, pelo Grupo H.

A vitória na Argentina é essencial para que o Flu mantenha as chances de classificação às oitavas de final.