PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Vai ter acesso, Ronaldo? Cruzeiro e Valladolid vencem e ficam bem na tabela

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

Ronaldo teve muito o que comemorar nesse final de semana, já que suas duas equipes venceram jogos contra correntes diretos, em jogos importantes para o acesso. O Fenômeno é proprietário do Cruzeiro e também do Valladolid, da Espanha, que ontem saíram vitoriosos nos duelos com Grêmio e Eibar, respectivamente. Ronaldo detém 90% da SAF do Cruzeiro e 82% do Valladolid.

No caso do Cruzeiro, pode parecer cedo demais para classificar a vitória sobre o Grêmio como importante para o acesso, afinal o confronto valeu pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, o Tricolor gaúcho é tratado como o grande favorito para ser o campeão da Segunda Divisão nacional, e foi diante desse adversário que a Raposa se impôs e jogou melhor.

 Matheus Bidu, do Cruzeiro, comemora gol sobre o Grêmio pela Série B do Brasileirão -  Fernando Moreno/AGIF -  Fernando Moreno/AGIF
Matheus Bidu, do Cruzeiro, comemora gol sobre o Grêmio pela Série B do Brasileirão
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Com a vitória por 1 a 0, o gol foi contra do lateral-direito Rodrigo Ferreira, o Cruzeiro chegou à vice-liderança da Série B pela primeira vez em três temporadas. É o efeito Ronaldo, que mudou o clube mineiro completamente para conseguir o acesso, após duas tentativas frustradas. Sob a gestão do Fenômeno, as mudanças foram na diretoria, na comissão técnica e no elenco. Dos jogadores que estavam no clube em 2021, quando o time estrelado terminou a Segunda Divisão na 14ª colocação, apenas cinco seguem na Toca da Raposa.

Um dos remanescentes é o zagueiro Eduardo Brock, que explicou ao UOL Esporte o motivo do sucesso em campo desde que Ronaldo assumiu o comando do futebol cruzeirense. "O que a gente vive esse ano é o oposto a tudo que o que a gente viveu ano passado, tanto externamente, como internamente e dentro do campo também".

Valladolid bateu o Eibar, fora de casa, e tem três rodadas para buscar o acesso direto na Espanha - Divulgação/Valladolid - Divulgação/Valladolid
Valladolid bateu o Eibar, fora de casa, e tem três rodadas para buscar o acesso direto na Espanha
Imagem: Divulgação/Valladolid

Se no Brasil a caminhada do Cruzeiro está apenas no começo, na Espanha o Valladolid pode confirmar o acesso nas próximas semanas. Nesse domingo, o time europeu de Ronaldo venceu o Eibar, por 2 a 0, fora de casa, com gols de Nacho e Weissman. Na 3ª colocação, o Valladolid bateu o então líder e encurtou a distância entre eles para apenas dois pontos, restando três rodadas para o término da competição. Com o resultado, o Almería assumiu a ponta, com quatro pontos a mais do que o clube do Fenômeno.

A classificação atual mostra o Almería com 76 pontos, o Eibar com 74 e o Valladolid com 72. Para conseguir o acesso direto para La Liga, é preciso terminar nas duas primeiras colocações. Caso contrário, o Valladolid terá de disputar os playoffs por um lugar na elite do futebol espanhol, uma competição entre os clubes que ficam do 3º ao 6º lugares, valendo a última vaga na Primeira Divisão.

Cruzeiro