Topo

Guardiola faz forte desabafo após eliminação para o Real na Champions; veja

Pep Guardiola lamenta eliminação do Manchester City contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões 2021/2022 - Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Pep Guardiola lamenta eliminação do Manchester City contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões 2021/2022 Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2022 12h50

O técnico Pep Guardiola deu uma sincera declaração após a eliminação do Manchester City para o Real Madrid na semifinal da Liga dos Campeões. Ele desabafou que aceita o resultado da partida, que a queda "foi boa" para o Manchester City e que "mesmo com dinheiro é difícil ganhar a Champions".

Após ser questionado na coletiva de imprensa por Fred Caldeira, correspondente da TNT Sports, se a eliminação o deixava 'com ainda mais fome', o espanhol negou. "Eu estou sempre faminto", introduziu. Na sequência, Guardiola ironizou as críticas de que o City poderia ser campeão "por causa do dinheiro" e afirmou que o que viveram em Madri vai ajudá-los como time.

"No dia em que a gente ganhar [o torneio], e espero que isso aconteça, vão dizer que foi por causa do dinheiro que gastamos. Nunca será pelo o que passamos. Claro, nós somos o único clube do mundo nos últimos dez, 20 anos, que gastou. Mesmo com dinheiro é difícil conquistar a Champions", disparou.

Logo em seguida, ele completou. "Mas o que vivemos em Madri vai nos ajudar como clube. As pessoas agora não têm essa noção, mas eu digo: foi bom para nós. O pior não é viver isso, é estar no sofá assistindo. Eu adoraria ganhar a Liga dos Campeões e estar na final para vivê-la porque nos faria ainda melhores no futuro, mas nada vai mudar, seguimos iguais", afirmou.

A queda do City na semifinal aconteceu depois que a equipe viu a sua vantagem de dois gols no placar agregado desaparecer em menos de dois minutos. Até os 44 minutos da etapa final no jogo decisivo, o clube inglês vencia a partida por 1 a 0 (após ter vencido na ida por 4 a 3), mas levou dois gols de Rodrygo nos acréscimos e Benzema, na prorrogação, selou a eliminação.

Na coletiva, Guardiola também lamentou os dois tentos sofridos em questão de segundos e que levaram o duelo para a prorrogação. "Não houve tempo para o psicológico. O Real marcou de novo segundos depois [do primeiro gol]. Não houve nem tempo para se jogar no chão", disse.

"É por isso que, quando falam sobre estatísticas e todos esses dados, qual é a análise desse caso? Como você controla aquilo? A emoção dos jogadores, diga-me qual a estatística sobre como eles se sentem naquele momento? É futebol. Se me perguntar o que aconteceu, eu digo: aconteceu o futebol", explicou. "E eu aceito", concluiu.

O técnico ainda contou que o City se preparou para tentar evitar uma virada do Real Madrid. "Eles fizeram isso muitas outras vezes, nós sabíamos. Conversamos sobre isso", revelou. Ele criticou comentários feitos sobre uma "falta de personalidade" de seus jogadores na derrota e que eles devem levar o resultado como lição.

"Você joga com emoções e elas são incontroláveis. Mas isso quer dizer que não merecíamos cair? Não, não é sobre merecimento. O Real Madrid mereceu porque está na final. Para merecer, deveríamos ter marcado mais gols com as chances que tivemos. Caso na próxima temporada nós estivermos na mesma situação, devemos levar essa lição. E ter vivido isso talvez nos ajude", finalizou,