Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Guardiola é alvo de 'maldição africana' na Champions após profecia; entenda

Treinador, que chegou à equipe inglesa em 2016, ainda não conseguiu alcançar um dos principais objetivos da diretoria - Juan Medina/Reuters
Treinador, que chegou à equipe inglesa em 2016, ainda não conseguiu alcançar um dos principais objetivos da diretoria Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 04h00

Contratado pelo Manchester City em 2016, o técnico Pep Guardiola ainda não conseguiu alcançar um dos principais objetivos da diretoria da equipe: vencer uma edição de Champions League.

Em meio às explicações táticas sobre os consecutivos fracassos — com o mais recente ocorrido ontem, na derrota para o Real Madrid —, uma teoria voltou a ser repercutida pela imprensa europeia: o treinador seria alvo de uma maldição africana.

A tese surgiu em 2018, quando o agente do então volante Yaya Touré, Dimitry Seluk, abordou a possibilidade em entrevista ao site russo Sport24. Ele criticou a decisão de Guardiola de descartar o jogador do elenco.

Os deuses veem tudo. Guardiola virou toda a África contra si quando decidiu descartar Yaya Touré. Estou certo que os xamãs africanos não permitirão que Guardiola ganhe a Liga dos Campeões no futuro. Esta será uma maldição africana para Guardiola. O tempo mostrará se estou certo ou não
Dimitry Seluk, agente de Yayá Touré

Coincidência ou não, o técnico não conseguiu erguer o troféu da Champions em seis tentativas, incluindo a de ontem: em 2017, caiu nas oitavas de final diante do Monaco; nos três anos seguintes, parou nas quartas de final, e no ano passado, bateu na trave ao perder a final para o Chelsea.

O tropeço diante do Real dá ao espanhol, na teoria, apenas mais uma chance de colocar um fim ao tabu, já que ele tem contrato com o City até junho do ano que vem.