Topo

OPINIÃO

Arrascaeta 'brilhante' e Pedro 'revigorado'; confira as notas do Flamengo

Colaboração para o UOL, em Aracaju

04/05/2022 22h24

Com um gol contra bisonho de William Arão e repleto de erros defensivos, o Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 contra o Talleres na Argentina, na noite desta quarta-feira (4), pela 4ª rodada da Libertadores. Mesmo com o empate, o Fla pode garantir ainda hoje a classificação para as oitavas de final, caso a Universidad Católica não vença o Sporting Crystal. Michael Santos marcou o segundo gol do time de Córdoba, mas Arrascaeta e Pedro brilharam e deixaram tudo igual.

Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Rodrigo Mattos analisaram o desempenho da equipe na Argentina. A dupla detonou a atuação do Rubro-Negro no primeiro tempo, quando o time não chutou nenhuma bola a gol, mas elogiou a reação na etapa final. Eles elegeram Arão e Isla como os piores em campo e destacaram Arrascaeta, "brilhante" no lance do gol, e Pedro, "revigorado" após marcar de cavadinha.

Confira as notas do Flamengo

Santos

Rocha: fez duas defesas importantes, uma em cada tempo, e não teve culpa nos gols, boa atuação no geral - nota 7.

Mattos: fez boas defesas - nota 7.

Isla

Rocha: não pode fazer o que ele fez no segundo gol do Talleres, de ficar levantando o braço, típico erro defensivo de lateral, até acho que o cara estava impedido, mas jogando fora de casa não pode dar esse mole na Libertadores, e falhou muito defensivamente - nota 3.

Mattos: esteve muito mal na recomposição, errou defensivamente quase o jogo inteiro, e teve o mérito ofensivo que foi o passe para o Arrascaeta, mas cometeu muitos erros defensivos - nota 4.

Pablo

Rocha: sem nota.

Mattos: sem nota.

David Luiz

Rocha: acabou sendo sacrificado e em alguns momentos até contaminado pela fragilidade defensiva do Flamengo - nota 7.

Mattos: atuação muito boa, compensou vários problemas defensivos do Flamengo, ganha quase todos os duelos em campo - nota 7,5.

Filipe Luís

Rocha: teve problemas, foi muito atacado e não teve o auxílio do Bruno Henrique, é um jogador de 36 anos e tem dificuldades com o jogo mais físico, mas na comprometeu no geral - nota 5,5.

Mattos: nota 5,5.

Rodinei

Rocha: é um desastre na defesa, é um elo fraco quando está em campo, com a bola ele até encontra soluções, mas para compor a linha defensiva é um desastre -nota 3,5.

Mattos: jogou pouco tempo e jogou mal durante esse pouco tempo, errou tudo - nota 4.

William Arão

Rocha: cometeu um erro por total falta de concentração, tanto como volante quanto zagueiro ele se desliga no jogo, vai nas jogadas no modo aleatório, é um pecado capital para o jogador, se desconcentrar no jogo - nota 2,5.

Mattos: fez um gol contra, criou uma chance de gol para o adversário, faz um movimento sem noção, o lance do gol foi muito decisivo - nota 3.

Andreas Pereira

Rocha: caiu muito depois da falha da Libertadores, está pesando muito para ele, se abate com os erros, se perde uma bola, cede um contra-ataque, erra uma jogada, já se abate. E errou no lance do segundo gol - nota 4.

Mattos: atuação não foi boa, deu muito espaço - nota 5.

João Gomes

Rocha: teve aquela grande atuação contra o São Paulo, é um jogador que dá muito volume de jogo ao meio de campo, desarma, ganha as disputas físicas, é o melhor volante do Flamengo, mas ainda pode melhorar na produção ofensiva, ter mais quantidade de passes importantes como fez contra o São Paulo. É um jogador que tem muita margem de evolução, mas a impressão que dá é que ele sente fisicamente a sequência dos jogos - nota 6.

Mattos: atuação correta - nota 6.

Everton Ribeiro

Rocha: não achei tão produtivo hoje, ficou muito aberto pelo lado direito, e a jogada de ultrapassagem do Isla já está muito manjada, o Flamengo já faz isso desde 2020, ele tem que circular para produzir mais, e errou muito tecnicamente - nota 4.

Mattos: é um jogador muito coletivo, quando o time vai bem, ele vai bem, mas quando o time vai mal, não consegue encontrar tantas soluções individuais, não teve uma boa atuação hoje - nota 5.

Lázaro

Rocha: não se destacou, mas não comprometeu - nota 5,5.

Mattos: entrou e não fez tanta diferença - nota 5,5.

Arrascaeta

Rocha: foi o melhor em campo do Flamengo e ajudou muito atrás no final do jogo, muitas vezes jogando até como segundo volante - nota 8,5.

Mattos: atuação ok, abaixo do padrão do que costuma entregar, ele estava muito marcado, sofreu um rodízio de falta, mas o gol dele é tão bonito, tão perfeito, um gesto técnico executado sem nenhum esforço, um gol espetacular, bate de uma forma que pouquíssimos jogadores conseguem fazer na América do Sul, é um jogador brilhante - nota 8.

Bruno Henrique

Rocha: bem abaixo para o padrão dele, muito erro em tomada de decisão - nota 5.

Mattos: teve algum espaço pela esquerda, mas não aproveitou bem, errou muitos gestos técnicos, abaixo do que costuma ser - nota 5,5.

Victor Hugo

Rocha: sem nota.

Mattos: sem nota.

Gabigol

Rocha: participou bem do primeiro gol, não é um passe fácil para achar, foi mal no primeiro tempo, sacrificado pelo time, e depois melhorou bastante da entrada do Pedro - nota 7.

Mattos: estava isolado no primeiro tempo, o time criou muito pouco, zero conclusões, mas melhora quando o Pedro entra, o passe dele foi muito inteligente na jogada do gol - nota 6,5.

Pedro

Rocha: bem hoje, sem firula, o lance do gol foi perfeito, dominou girando para finalização na frente do goleiro, boa atuação - nota 7,5.

Mattos: achei muito boa a atuação, fez o pivô, se encaixou com Gabigol, o que não tem sido muito frequente, e o gol de cavadinha dele é típico de centroavante, deu uma revigorada do que a gente vinha vendo do Pedro - nota 7,5.

Paulo Sousa

Rocha: não entendi a entrada do Andreas e não do Thiago Maia, foi um equívoco dele, e o Andreas falha na marcação do segundo gol, e o time coletivamente não funcionou, apesar de ter melhorado com as substituições, foi corajoso e o time não se desorganizou, acabou conseguindo a reação e poderia até ter saído com a vitória - nota 5.

Mattos: mal no primeiro tempo, mas achei boas as substituições, colocou o adversário nas cordas, primeiro tempo ruim e segundo tempo razoável, dou um crédito porque ele tinha muitos problemas físicos, tanto que acabou com Rodinei na lateral esquerda - nota 6.

A próxima edição da Live do Flamengo será no domingo (8), logo após a partida contra o Botafogo, pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o goleiro titular do Flamengo foi o Santos, e não o Hugo Souza. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL