Topo

OPINIÃO

Trajano: 'Agressão à arbitragem feminina está virando moda'

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/05/2022 16h11

No último sábado (30), o Náutico se sagrou campeão do Campeonato Pernambucano ao bater o Retrô, nos pênaltis. Entretanto, apesar do título, a grande cena da decisão ficou pela atitude de Jean Carlos, meia do Timbu, aos ser expulso pela árbitra Deborah Cecília, que tomou a decisão após consultar o VAR. Após receber a punição, o jogador partiu para cima da comandante da arbitragem e teve que ser contido pelos demais atletas.

Na live do programa Cartão Vermelho, transmitida pelo UOL Esporte nesta terça-feira (3), os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano distribuíram cartões vermelhos. Na visão dos comentaristas, a postura de Jean Carlos após ser expulso foi 'covarde' e mais um capítulo de agressão por parte de um atleta ou membro de um clube contra as mulheres no futebol.

"O jogador do Náutico, Jean Carlos, merece um cartão vermelho. Ele foi para cima da árbitra e, caso não fossei impedido, teria batido nela. Ele se juntou a aquele técnico que bateu na bandeirinha. Ela o expulsou de campo simplesmente porque conferiu no VAR que ele deu uma cotovelada no adversário. Não só quis agredi-la, como ainda depois foi covarde vindo com a conversa de que estava apenas reclamando e que não queria cometer uma agressão", disse Juca Kfouri.

José Trajano concordou com a fala de Juca e, relembrando a atitude de Rafael Soriano, ex-técnico da Desportiva Ferroviária, ainda completou: "Está virando moda essas agressões contra a arbitragem feminina".

Além de condenar a atitude de Jean Carlos, Juca criticou a postura da diretoria do Corinthians. No domingo (1), antes do jogo contra o Fortaleza, membros do clube colocaram uma fita na placa de campeão do Palmeiras na réplica da taça da Libertadores que está presenta na Neo Química Arena.

"Eu também vou dar cartão vermelho, com dor no coração, para a diretoria do Corinthians. Eles, em uma exposição da réplica da taça da Libertadores, colocaram uma tarja preta em cima da plaquinha do título do Palmeiras em 1999. Isso é aviltar a grandeza de um clube e expor ao ridículo um time como o Corinthians. Se o Palmeiras não existisse, o Timão não teria o tamanho que tem. Ou se demite quem fez isso ou o presidente renuncia, é um absurdo que isso aconteça", disse Juca Kfouri.

Ainda aplicando cartões vermelhos, Juca Kfouri criticou a atitude de Edu Dracena após a partida entre São Paulo e Santos, além de relatar uma postagem que viu na conta do deputado Orlando Silva no Instagram.

"O Edu Dracena xingou o Vuaden (árbitro), os bandeirinhas e disse que ia entregar o nome deles para a torcida do Santos. É claro que ele não ia entregar o nome, mas sim os telefones para que as organizadas pudessem infernizar a vida deles. Ele foi um atleta exemplar, dirigente do Palmeiras e não há nada que justifique isso. Deve ser punido".

"O último cartão vermelho eu vou dar por conta de uma postagem que vi no Instagram no deputado Orlando Silva. Ele estava ontem em um restaurante no bairro da Liberdade, em São Paulo, e foi agredido por um brutamonte, que disse a ele e aos outros que ali estavam que o Bolsonaro vai acabar com todos eles. Essa pessoa ainda não foi identificada, mas fica o cartão vermelho e o recado: não passarão e não intimidarão os democratas. Se acham que vão ganhar essa eleição na porrada, estão muito enganados", finalizou Juca Kfouri.

A próxima edição da live do programa Cartão Vermelho será na próxima terça-feira (10). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.