Topo

OPINIÃO

Menon: Vai se confirmando o nascimento de outro ídolo do São Paulo: Calleri

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 04h00

Nos últimos tempos, o são-paulino que vai ao Morumbi já vai preparado para o momento de cantar 'toca no Calleri que é gol!'. Nesta segunda-feira (2), não foi diferente: o argentino abriu o caminho para a vitória por 2 a 1 do São Paulo no clássico contra o Santos. Com os gols marcados, muitos deles em partidas decisivas, o atacante reforça a cada dia seu status de 'queridinho' da torcida. Já seria o suficiente para colocá-lo na galeria de ídolos do clube?

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Bruno Grossi, Menon e Gabriel Perecini discutiram se Jonathan Calleri já faz por merecer um lugar entre os principais jogadores que vestiram a camisa do Tricolor.

"Na despedida do Hernanes, vai se confirmando o nascimento de outro ídolo do São Paulo: Calleri. Ele fez seu 13º gol na temporada e é o artilheiro do Brasileiro. Como ele não tem mercado fora do Brasil, o São Paulo deve contar com ele por três anos. Ele chegou ao 34º gol em 69 jogos. Está nascendo um ídolo no São Paulo, que vai marcar época", disse Menon.

Perecini ressaltou o oportunismo do atacante e seu poder de decidir uma partida mesmo quando parece estar pouco inspirado. "Caiu uma bola para ele, fez o gol. Encheu o saco dos zagueiros e ajudou o São Paulo a sair de trás e reter a bola. Quando o time não está bem na partida, esse tipo de lance evita que a equipe sofra pressão", frisou.

Além de exaltar os números do argentino, Grossi também destacou a importância dele dentro do elenco. "Não dá para reclamar muito. Hoje [ontem], ele não foi tão efetivo no segundo tempo e perdeu algumas boas chancas de fazer o pivô com Luciano, mas tem mais um gol para conta. Cada vez mais o Calleri se consolida como liderança técnica dessa equipe", comentou.

Perecini concordou e frisou que Calleri, mesmo quando não faz gols, destaca-se pela sua função tática em campo. "Mesmo quando é discreto e não faz gol, tem sempre essa presença que é muito importante para o São Paulo. Ele briga com os zagueiros e é chato. Em todo jogo, o Calleri vai fazer o pivô e dois caras chegam para tentar roubar a bola dele. Nisso, o time já saiu de trás, reposicionou-se e não ficou trancado", analisou.

Sobre a condição de ídolo, Perecini foi cauteloso. "Não sei se o Calleri vai se tornar um ídolo de fato. Ele é muito querido e identificado com o São Paulo e hoje ele é muito importante. Por esse jogo físico e pela necessidade de aproveitamento alto, não sei até quando continuará usando esse corpo, incomodando os zagueiros e fazendo pivô, porque isso é muito importante para o jogo dele. Se ele mantiver esse nível e ficar no São Paulo, tem grandes chances de se tornar um grande ídolo, até pelas características dele", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (5), logo após a partida contra o Everton-CHI pela Copa Sul-Americana. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.