Topo

Santos

Promessa boliviana completa 18 anos e sai do 'esconderijo' do Santos

Miguel Angel Terceros, meia-atacante boliviano do Santos - Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Miguel Angel Terceros, meia-atacante boliviano do Santos Imagem: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/04/2022 04h00

O Santos finalmente pode contar com o boliviano Miguel Angel Terceros. O meia promessa das categorias de base completa 18 anos hoje (25) e assinará seu primeiro contrato profissional amanhã, na Vila Belmiro.

Com o acordo firmado, o Peixe pode tirar Miguelito do "esconderijo". O clube teve muito cuidado para não perder o jogador e evitou colocá-lo em treinos no elenco profissional e até publicar fotos dele nos canais oficiais. O atleta chegou em 2018 e recebeu propostas de times europeus nos últimos anos.

Miguel foi instruído a fugir dos holofotes, mesmo com a alta expectativa do torcedor santista baseada em publicações de veículos de imprensa e as convocações para a seleção boliviana principal. Ele mal aparece nas redes sociais e é muito tímido.

Como é estrangeiro, o jovem precisou esperar a maioridade para ser profissionalizado e consequentemente liberado para competir. O armador deve atuar pelo sub-20 antes de ser promovido pelo técnico Fabián Bustos.

O vínculo era de intercâmbio, sem registro trabalhista. Em 2021, o Santos acertou com o representante do jogador uma espécie de pré-contrato e ele já estava assinado pelas partes. Ou seja, a reunião de hoje só formalizará o acordo até 2027. O Projeto Bolívia terá parte do lucro de venda futura.

"Miguel chegou ao Santos em 2018. O projeto foi aceito pelo Marco Maturana [gerente de base na gestão José Carlos Peres]. O Santos foi o primeiro a abrir as portas, e o Maturana foi até contra alguns dirigentes para aceitar o projeto. Por não haver contrato, poderíamos tirar o Miguel do Santos. Mas nunca pensamos nisso. O Santos faz as coisas corretas. E o projeto mantém a palavra. Esperamos mais de dois anos e agora está perto do Miguel poder competir oficialmente", afirmou Paulo Roberto, empresário de Miguel e responsável pelo projeto Bolívia.

"Fantástico"

O UOL Esporte recolheu depoimentos de quem observou o boliviano de perto em jogos ou treinamentos. Os relatos são os melhores possíveis entre atletas, membros de comissões técnicas e dirigentes.

Além do talento, Miguel é considerado um exemplo de conduta e dedicação.

Ângelo (atacante do Santos)

"Sou suspeito para falar. Joguei junto e contra, na seleção, e ele é fantástico. Tem potencial incrível, futuro brilhante. Quando jogamos no sub-15, era meia-atacante, perto do centroavante e caindo para as pontas. Agora está mais de ponta. Ele é fantástico. Jogamos contra a Bolívia no Sul-Americano, e o Kaiky falava para o lateral dar no meio dele (risos). Miguel é um fenômeno e espero poder jogar com ele no profissional", disse Ângelo, no Programa Esporte por Esporte, em 2021.

Gabriel Bussinger (ex-técnico do sub-17 do Santos)

"Miguel é um atleta muito promissor! Tem uma qualidade técnica muito refinada, um meia canhoto que tem qualidade de finalização e assistência como um excelente camisa 10. Treina sempre com muita intensidade, é focado, sempre alegre, bom de grupo e que em pouco tempo irá brilhar com a camisa do Santos."

Elder Campos (técnico do sub-17 do Santos)

"Foram poucos treinos comigo, mas acompanhei algumas atividades. Tem uma qualidade técnica muito boa, com muita visão de jogo e boa finalização. É um jogador com boa leitura. Espero agora que jogue nesse ano."

Matheus Moraes (meia-atacante do Santos emprestado ao Maringá)

"Nos treinos ele era fenômeno, um absurdo tecnicamente e inteligência absurda também. Finalização muito boa, com ótimo último passe. É habilidoso e esconde bem a bola. E tem força física."

Mikael (lateral-direito do Santos emprestado ao Cascavel)

"Ele é um fenômeno. Se tudo der certo, tiver cabeça e conseguir manter o desempenho, vai ser um dos melhores daqui alguns anos. Ele é forte, habilidoso e muito inteligente. Sabe trabalhar tanto fora quanto dentro da área. Tem uma visão de jogo diferente e sabe finalizar muito bem também."

Jorge Andrade (ex-gerente de futebol do Santos e hoje no Sport)

"Desde a primeira vez que vi, se mostrou diferenciado. Um meia, legítimo camisa 10, com muita qualidade técnica. Chega na área para fazer gols, coloca atacantes em condição de gols, sai de situações difíceis e é muito criativo. É precoce. Colocamos para treinar com jogadores mais velhos e mostrou nível superior. O Fernando Diniz queria colocar para jogar se tivesse condição, mas infelizmente não tinha. Tenho certeza que será um grande jogador. Se não é o melhor, é um dos melhores camisas 10 da idade na América do Sul. O Santos tem um grande talento nas mãos."

André Mazzuco (ex-executivo de futebol do Santos)

"A gente puxava os meninos para treinar com o profissional. Miguel treinava no 20, no 23 e no profissional. Treinava muito bem na base e bem demais no profissional também. Demos atenção maior ainda, trouxemos os pais da Bolívia e conheceram o clube. Pessoal do projeto é muito sério, nos ajudou muito no projeto de fidelização do atleta. Miguel tem cabeça boa, é família mesmo estando longe dos pais, com um comportamento exemplar. Tem uma inteligência de jogo acima da média, surpreende nas ações e tomadas de decisão. Tem potencial técnico muito grande. É disciplinado, centrado, então a chance de chegar e acontecer é grande. Pela qualidade e pelo perfil. É uma joia a ser lapidada. Precisa de tempo, claro, mas é acima da média em todos os sentidos."

Santos