Topo

Palmeiras inicia turnê de seis jogos, três países e 17 dias longe de casa

Jogadores do Palmeiras em atividade na Academia de Futebol - Cesar Greco/ Palmeiras
Jogadores do Palmeiras em atividade na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

16/04/2022 04h00

O Palmeiras inicia neste sábado, contra o Goiás, em Goiânia, uma turnê digna de banda de rock promovendo lançamento de álbum. Em 17 dias, a partir das 16h30 de hoje, o Alviverde vai viajar para cinco cidades em três países para cumprir suas tabelas pelo Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil.

O começo será no Centro-Oeste do Brasil, num voo curto de 1h30 e 811 quilômetros. O jogo pelo Brasileiro deve ter os principais jogadores do elenco em campo, em especial depois da estreia com derrota em casa diante do Ceará. Até porque jogo seguinte é daqueles em que uma derrota é algo a ser esperado com naturalidade.

O segundo voo é ainda mais curto, mas o adversário está longe de ser moleza. No dia 20, o Palmeiras desce no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para encarar o Flamengo, seu principal nêmesis na atualidade. Em um momento turbulento, o Rubro-Negro deve encarar o confronto com muita seriedade.

Por falar em nêmesis, o jogo seguinte traz ao Verdão nada menos que o Corinthians, no dia 23. E por conta do show sertanejo "Amigos", o Palmeiras vai enfrentar o clube alvinegro na Arena Barueri, longe de sua casa. É de se esperar que Abel Ferreira poupe algumas peças neste confronto.

Longe mesmo, porém, é a cidade de Guayaquil, no Equador. No dia 27, o clube alviverde viaja ao extremo norte da América do Sul para enfrentar o Emelec pela Libertadores. A tendência é que uma equipe com muitos jogadores considerados suplentes, como ocorreu diante do Táchira e do Independiente Petrolero. Um voo comercial para lá, com escalas, supera facilmente dez horas de duração.

Na volta para o Brasil, a parada ainda não será no Allianz Parque. Desta vez, por conta do show da banda de hard rock norte-americana Kiss, que se apresenta no local no dia 30. Enquanto Paul Stanley e Gene Simmons estiverem tocando hits como "Rock and roll all nite" e "Detroit Rock City", os reservas do Palmeiras estarão possivelmente na Arena Barueri estreando contra o Juazeirense-BA.

Este jogo, no entanto, pode ter outro palco. Isso porque o Oeste, que manda suas partidas no local, tem compromisso pela Série D na mesma data. Talvez, o Verdão acabe tendo de optar por outro estádio.

O giro do Palmeiras se encerra apenas no dia 3 de maio. O destino agora é Sucre, na Bolívia, para a partida do segundo turno da fase de grupos da Libertadores contra o Independiente Petrolero. Nesse duelo, o Palmeiras pode matematicamente garantir a liderança de seu grupo. E a delegação deve levar aproximadamente seis horas para aterrissar em terras bolivianas.

Será apenas em 8 de maio que o Alviverde voltará a reencontrar o seu estádio. Nesta data, o Alviverde recebe o Fluminense, pelo Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS X PALMEIRAS

Motivo: Campeonato Brasileiro, 1º turno
Local e Horário: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, às 16h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Bráulio da silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Labes (SC, ambos)
VAR: Daniel Bins (RS)

Goiás: Tadeu; Maguinho, Sidnei, Reynaldo e Danilo Barcelos; Matheus Salles, Diego, Fellipe Bastos e Élvis; Dadá Belmonte (Apodi) e Renato Júnior. Técnico: Jair Ventura

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Kuscevic e Piquerez; Danilo, Atuesta (Zé Rafael) e Raphael Veiga; Dudu, Navarro e Rony. Técnico: Abel Ferreira