Topo

Santos

Contra times de elite, Santos cede três vezes mais finalizações do que cria

Fabián Bustos técnico do Santos durante partida contra o Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF
Fabián Bustos técnico do Santos durante partida contra o Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

10/04/2022 04h00

O Santos de Fabián Bustos tem passado longe de encantar após seis jogos. A equipe comandada pelo argentino tem se mostrado defensiva e falhado em dominar partidas mesmo diante de adversário tecnicamente mais fracos. Ontem (9), diante do bom Fluminense, atual campeão carioca, foi completamente dominado e aumentou a estatística de finalizações criadas versus cedidas.

Na partida no Maracanã, o Peixe finalizou somente três vezes, enquanto o Tricolor das Laranjeiras arrematou em 26 oportunidades. A grotesca diferença colabora para um número total a ser levado em consideração: o Peixe criou um terço das finalizações do adversário quando enfrentou equipes de elite.

Nomeadamente falamos de Palmeiras, Banfield (ARG) e Fluminense, times que estão na primeira divisão nacional de seus países. Somando tais partidas, o clube finalizou 23 vezes e sofreu 64 chutes em sua meta. Acabou derrotado pelo Verdão e pelos argentinos, mas empatou com os cariocas.

Somados os outros jogos de Bustos, contra Fluminense (PI), Ferroviária e Água Santa, a diferença cai. No total, o Peixe finalizou 60 vezes contra 109 finalizações sofridas dos adversários.

Bustos vem mudando o Peixe para tentar encontrar a melhor formação de acordo com os jogadores que tem à disposição. Com os reforços pedidos disponíveis diante dos cariocas, o argentino testou uma formação com três volantes.

"Jogo passado fomos no 3-4-3 e não tivemos jogo ofensivo pelo lado. Neste jogo, fomos no 4-3-1-2, com Jhojan Julio (no meio) com Goulart e Marcos Leonardo (no ataque). Depois de tanto tempo que não ficávamos sem sofrer gol, ficamos hoje e é um passo importante. Agora, falta gerar mais jogo, gerar mais chances de gol, mais gente no ataque. Hoje faltou a tranquilidade com a bola. Quem me conhece sabe que não jogamos sempre da mesma maneira, depende de onde jogamos, o que nos convêm e o que buscamos", disse.

O Peixe volta a campo nesta quarta-feira (13), às 19h15, para receber a Universidad Católica (EQU) pela Copa Sul-Americana.

Santos