Topo

Atlético-MG é o 1º brasileiro a vencer no estádio do último jogo de Ronaldo

Nacho Fernández, do Atlético-MG, tenta se desvencilhar da marcação de jogadores do Tolima durante jogo da Libertadores - Daniel Munoz / AFP
Nacho Fernández, do Atlético-MG, tenta se desvencilhar da marcação de jogadores do Tolima durante jogo da Libertadores Imagem: Daniel Munoz / AFP

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

06/04/2022 23h38

O estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia, entrou para a história do futebol mundial em 2011. Foi lá que Ronaldo disputou a última partida como um jogador profissional de futebol. Na noite de 2 de fevereiro, com a camisa do Corinthians, o Fenômeno deixou o campo derrotado por 2 a 0, pelo Tolima, e eliminando na fase preliminar da Copa Libertadores. Em seguida, um dos maiores jogadores da história anunciou a aposentadoria. Foi nesse mesmo estádio que o Atlético-MG bateu o próprio Tolima por 2 a 0, na estreia da Copa Libertadores de 2022.

Ronaldo em ação na derrota do Corinthians para o Tolima, na pré-Libertadores 2011 - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Ronaldo em ação na derrota do Corinthians para o Tolima, na pré-Libertadores 2011
Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

A vitória por 2 a 0, com gols de Nacho Fernández e Tchê Tchê, valeu mais do que a liderança do Grupo D do torneio continental, valeu também o fim de um tabu dos clubes brasileiros em Ibagué. Em jogos pela Libertadores, o Tolima jamais havia perdido e nem sofrido gols contra os times do Brasil.

Até a visita do Galo, eram cinco confrontos com brasileiros pela Libertadores. O primeiro foi a vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, na edição 2007. Em 2011, além do Corinthians, o Cruzeiro também esteve no estádio Manuel Murillo Toro e empatou sem gols, em jogo válido pela fase de grupos. O Athletico-PR, com a derrota por 1 a 0, em 2019, e o Internacional, com o empate em 0 a 0, dois anos atrás, completam a lista de brasileiros que enfrentaram o Tolima em Ibagué e não venceram e nem marcaram gols.

Os números da equipe colombiana ficam ainda melhores somando outras competições, no caso a extinta Copa Conmebol. Em 1996 o Vasco esteve em Ibagué e foi derrotado por 1 a 0. No ano seguinte foi a vez do Rio Branco-AC, que perdeu por 2 a 1.

Na próxima rodada da Libertadores, o Atlético-MG enfrenta o América-MG, no Mineirão. Já o Tolima vai até o Equador, para enfrentar o Independiente del Valle. Os jogos estão marcados para quarta-feira (13).