Topo

OPINIÃO

Juca: A molecada do São Paulo se impôs e amassou o Palmeiras

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/04/2022 04h00

O gol de fora da área do volante Pablo Maia na vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Palmeiras no primeiro jogo da final do Paulistão é só uma pequena amostra da importância das categorias de base no Morumbi. Além dele, nomes como Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Gabriel Sara vêm assumindo protagonismo no funcionamento do time de Rogério Ceni, que pode perder por até um gol de diferença amanhã (3), às 16h no Allianz Parque, para ser bicampeão estadual.

No Posse de Bola #215, transmitido ontem (1º) pelo UOL Esporte, o jornalista Juca Kfouri afirma que os jovens jogadores do São Paulo se impuseram diante do Palmeiras e têm sido fundamentais na proposta de jogo de Ceni. Segundo ele, o resultado do primeiro jogo deixou o Tricolor muito perto do título, mas o Palestra tem condições de reverter a desvantagem diante da torcida verde.

"O time do Palmeiras não tem encaixado seu jogo contra o São Paulo, que tem sido mais aguerrido. Mais uma vez a molecada se sobressaiu em relação à questão física, se impôs diante do Palmeiras, que não é um time de veteranos. Claro que o Danilo fez falta no meio de campo do Palmeiras, claro que tem a questão do pênalti, que eu não daria, mas atribuir ao pênalti no final do primeiro tempo o segundo tempo que o Palmeiras fez, como Abel falou, que o time se sentiu injustiçado e entrou de cabeça baixa, não."

"O Palmeiras foi amassado pelo São Paulo e deve dar graças aos Deuses por ter conseguido aquele gol no fim, a meu ver com falha de Jandrei. Acho que o Palmeiras pode e até vai ganhar o jogo, se vai ganhar o título eu tenho minhas dúvidas. O São Paulo não é favorito, mas está muito perto do bicampeonato", conclui Juca.

Arnaldo Ribeiro também ressalta a importância das categorias de base do São Paulo e critica a utilização das crias da Academia no Palmeiras. Na opinião do comentarista, Abel Ferreira e companhia não conseguiram fazer os jovens jogadores palmeirenses renderem no profissional, o que acaba minando as reposições no elenco.

"Talvez nem o Rogério esperasse que fosse encontrar um time titular com a marca da base, dos garotos. No ano passado, sob comando do Crespo, também contra um Palmeiras favorito, perdeu dois de seus jogadores mais experientes, Dani Alves e Benítez, e aí entraram os meninos e o São Paulo foi campeão com a base. O aproveitamento da base é uma das diferenças entre São Paulo e Palmeiras. É curioso porque a base do Palmeiras se materializou no Danilo, que é um baita jogador e deve voltar no Allianz Parque, mas os outros garotos não se firmaram."

"Aí o Palmeiras vende o Patrick de Paula, empresta o Renan para o Bragantino, coloca o Gabriel Menino na lista de dispensas, e o Palmeiras não conseguiu trazer a qualidade que esses meninos mostraram nas categorias de base para o time principal. Vejo o time hoje com limitações de elenco por conta de não utilizar tão bem os garotos. O Palmeiras mostrou ter um time muito forte, mas está claro que o elenco do Palmeiras precisa ser reforçado para o restante da temporada", opina Arnaldo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.