Topo

OPINIÃO

Lavieri: Sem brasileiro à altura de Tite, seleção pode testar estrangeiro

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 04h00

Tite já confirmou que deixará o comando da seleção brasileira após a disputa da Copa do Mundo no Qatar, no final deste ano. Após esta declaração, as esperadas especulações sobre quem deve assumir o cargo começaram. Uma discussão ganhou corpo: com a aposta cada vez maior de clubes brasileiros em técnicos estrangeiros, chegou a hora de a seleção também seguir este caminho?

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes discutiram sobre a possibilidade de um estrangeiro se tornar o novo técnico da seleção brasileira.

"Após o Tite, poderíamos testar um técnico estrangeiro. Não vejo um brasileiro à altura do Tite. Não estou dizendo que um estrangeiro vai resolver. A questão é que eu não vejo ninguém no nível do Tite hoje entre os treinadores brasileiros", opinou Lavieri.

Para Vitão, a escolha por um treinador de outro país seria interessante, desde que não seja guiada pelo modismo. "Sou contra estrangeiro por estrangeiro. Se não for o Guardiola, que é indiscutível, pode ser um estrangeiro, mas desde que tenha história no Brasil. Se for o Abel Ferreira, ele ganhou e venceu no futebol brasileiro e conhece os jogadores daqui. Caso idêntico ao do Jorge Jesus, que ganhou pelo Flamengo. Embora não esteja aqui, já trabalhou por aqui", comentou.

Tite foi anunciado como treinador da seleção brasileira em junho de 2016, como sucessor de Dunga. Seu único título até o momento é o da Copa América de 2019, realizada no Brasil. Nesta terça-feira (29), ele comanda a equipe no duelo contra a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias da Copa-2022 - o Brasil, invicto no torneio, conquistou sua vaga no Mundial de forma antecipada. A partida está marcada para 20h30 (horário de Brasília) e terá acompanhamento do Placar UOL.

Vitão reforçou que, mesmo com as ressalvas ao trabalho de Tite à frente da seleção, ele o vê como o melhor treinador brasileiro no momento. "O Tite, com todas as críticas que fazemos a ele, é o melhor técnico brasileiro, disparado. Não há ninguém no nível dele. Nesse sentido, o Abel Ferreira seria um candidato natural. Não tenho um sucessor brasileiro para o Tite. Qualquer nome que falarem, eu vou cornetar", finalizou.