Topo

Palmeiras

Abel diz que esposa negociou renovação com o Palmeiras: 'quem manda é ela'

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, observa jogo contra o Chelsea, pela final do Mundial de Clubes - Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, observa jogo contra o Chelsea, pela final do Mundial de Clubes Imagem: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

26/03/2022 21h28

O técnico Abel Ferreira renovou o contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024. Em entrevista coletiva logo depois da classificação para a final do Campeonato Paulista, o português comentou sobre o acordo com o Verdão e o apoio da sua esposa Ana Xavier na negociação.

"Se eu vim para o Brasil, é pelo Galiotte [Maurício, ex-presidente]. Se continuo, é por responsabilidade da Leila [Pereira, atual presidente]. Fez esforço muito grande, e olha que só tivemos uma reunião (...) Falo também dos jogadores. Confio tanto neles como confiam em mim. Acima de tudo obrigado por confiarem em mim e no meu trabalho, por confiarem em nós. Só posso prometer que o Palmeiras vá jogar para ganhar, mas não vamos ganhar sempre. Também vamos perder e continuaremos na mesma toada, no limite, na exigência máxima para fazer cada vez melhor. A renovação só ocorre também pelo comprometimento dos jogadores. Vocês dão muito valor aos treinadores, mas quem de fato põe a mão na massa é o elenco", disse Abel.

"Minha esposa, empresário e advogado trataram a minha renovação. Só eles. A vinda da minha família foi fundamental pela permanência. Não sei se é assim com vocês, mas na minha casa quem manda é ela", completou.

Abel ainda tinha contrato até o fim deste ano. Mas desde muito antes mesmo de assumir o mandato, a presidente Leila Pereira já vinha conversando com o treinador sobre o acordo. No início de 2021, Leila e Roberto Lamacchia, seu marido, fizeram amizade com Ana Xavier, esposa do técnico, que visitava o Brasil.

Indicaram à mulher do treinador passeios, locais para compras, restaurantes. E naquela época, já diziam a ela para vir morar com o marido. Em tom sincero mas, claro também pensando no Palmeiras, que Leila queria presidir no futuro.

Conforme Abel colocou de modo claro no Roda Viva, sua permanência no clube estava condicionada à mudança para o Brasil de sua esposa e suas filhas. No que tocava ao Alviverde e sua vontade de permanecer, não havia mais dúvida. A vinda de Ana ao país, desse modo, e a consequente renovação, acabou tendo influência direta do casal antes mesmo de Leila ter cargo no clube.

Abel segue com um dos maiores vencimentos entre os técnicos da América do Sul, status que já tem desde o fim do ano passado, quando seu salário foi ajustado. Com menos de três anos no Palmeiras, Abel Ferreira ganhou duas copas Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.

"Durante a nossa gloriosa história de 107 anos, poucos profissionais se identificaram tanto com os nossos valores e tradições quanto ele. Assim como cada um de nós, o Abel respira Palmeiras. Tem a cabeça fria e o coração verde. Estou certa de que ele continuará fazendo um trabalho brilhante junto aos nossos jogadores e dará ainda mais alegrias à nossa torcida", disse a presidente Leila Pereira.

"Renovamos o contrato do Abel até dezembro de 2024, mas queremos que ele fique ainda mais tempo no Palmeiras. Se o nosso objetivo é melhorar o futebol brasileiro como um todo, precisamos dar tempo e segurança para os bons profissionais trabalharem. O Abel é um excepcional treinador e tem a nossa confiança para seguir a sua trajetória de sucesso no clube", concluiu.

Com o contrato renovado, o Palmeiras se protege da busca de clubes europeus por Abel Ferreira. Recentemente, Benfica (POR) e Granada (ESP) sondaram o treinador.

Palmeiras