Topo

Atlético e América vão fazer o 1º clássico mineiro na Copa Libertadores

Atlético-MG e América-MG estão no grupo D da Copa Libertadores - Bruno Cantini/Futura Press
Atlético-MG e América-MG estão no grupo D da Copa Libertadores Imagem: Bruno Cantini/Futura Press

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

25/03/2022 13h12

O sorteio da edição 2022 da Copa Libertadores aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, em Luque, no Paraguai. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG é o cabeça de chave do grupo D. Entre os adversários dessa fase, o destaque é o América-MG. Rival de longa data do Galo, o Coelho disputa uma competição internacional pela primeira vez na história. O Independiente del Valle, do Equador, e o Tolima, da Colômbia, completam o grupo dos mineiros.

Esta é a quarta vez que o futebol de Minas Gerais coloca dois representantes ao mesmo tempo na Libertadores. Isso já havia acontecido em 2014, 2015 e 2019, quando Atlético e Cruzeiro disputaram o torneio. No entanto, os grandes rivais do estado não se enfrentaram. O que faz de Atlético x América o primeiro confronto mineiro na história da Libertadores.

Duelos regionais na Libertadores não são uma novidade para os brasileiros. Em edições anteriores, já aconteceram clássicos de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

O Atlético está na Libertadores como campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Já o América, ficou em oitavor no Brasileirão passado e precisou disputar as fases preliminares do torneio continental. O Coelho superou Guaraní, do Paraguai, e o Barcelona, do Equador, para chegar à fase de grupos.

Possivelmente o primeiro adversário do Galo nesta edição da Libertadores, o Tolima foi o campeão do Torneio Apertura da Colômbia, em 2021. Será a primeira vez que os dois clubes vão se enfrentar na história.

Já o Independiente del Valle é bastante conhecido do Atlético. As duas equipes se enfrentaram na edição 2016, com uma vitória para cada lado. Em Belo Horizonte, no Independência, deu Galo por 1 a 0. Já em Quito, a equipe equatoriana deu o troco e venceu por 3 a 2. Na ocasião, os dois clubes avançaram de fase. O Atlético foi até as quartas de final, enquanto o Independiente del Valle terminou como vice-campeão, derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, na final.

Tabela

Após o sorteio, a Conmebol leva algumas horas para divulgar a tabela da Libertadores. Pegando como base a ordem dos confrontos nas temporadas passadas, o Atlético deve estreia diante do Tolima, na Colômbia, entre os dias 5 e 7 de abril. Já o América deve receber o Independiente del Valle.

O primeiro encontro entre Atlético e América deve acontecer entre os dias 12 e 14 de abril, com mando do clube alvinegro.