Topo

Grêmio

Grêmio provoca Inter e celebra reação após ser 'pisoteado' em Gre-Nal

Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/03/2022 04h00

O Grêmio está na final do Campeonato Gaúcho e comemorou duplamente. A vaga, que mantém viva a possibilidade de pentacampeonato, e a classificação diante do Inter. Ainda no gramado, o elenco vibrou bastante com o avanço. Nas arquibancadas, a torcida entoou cânticos valorizando a vitória e nos microfones houve provocação e até um quê de desabafo.

O tom de alívio tem a ver com Gre-Nal no Brasileirão de 2021 e as críticas ouvidas após o primeiro clássico da atual temporada, quando a equipe de Roger Machado perdeu.

A final do Gauchão será entre Grêmio e Ypiranga, de Erechim. O primeiro jogo será no sábado (26), no estádio Colosso da Lagoa. A partida final ocorrerá na Arena do Grêmio.

"Sempre é muito difícil ser eliminado. A gente está há um bom tempo machucando eles. A gente machuca e eles ficam desse jeito. Eles levantaram caixão, fizeram um monte de coisa no ano passado. Mas nos últimos tempos temos batido bastante, temos sido maus", disse Diego Souza, na saída de campo. "Eles falaram ano passado que teve pagode e tal. Teve pagode, por aqui tem taça", completou na sequência.

No estádio Beira-Rio, em 2021, o Inter venceu o Grêmio por 1 a 0 e celebrou bastante o resultado. Os pontos ajudaram o time de Diego Aguirre a ficar longe da zona de rebaixamento, mas principalmente impediram maior reação da equipe então comandada por Vagner Mancini.

"Cada um leva seu sentimento (...) Eu tenho ressentimento, fiquei com ressentimento daquela partida. O que aconteceu hoje aqui é que o Grêmio foi bastante pisoteado, por aquele Gre-Nal que levamos um rodião e reconhecemos, mas agora mostramos nosso valor. Agora, é valorizar o que realizamos. O tamanho, a grandiosidade do que realizamos. Vamos colocar as coisas no seu devido lugar. O Grêmio fez o que tinha que fazer. Se tiver que avaliar, faz internamente. Mas fez o que tinha de fazer, terminou 3 a 1 e comemorar hoje faz parte do jogo", declarou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Na temporada, o Grêmio tem uma vitória em Gre-Nal e duas derrotas. Mas a atuação e o resultado que garantiram o triunfo, na casa do adversário, valeram demais. Renderam classificação e até deu margem para leitura maior.

"Para mim é [um título]. Foi 3 a 1 o Gre-Nal, né? Eu estou feliz. Foi 3 a 1 para o Grêmio e isso é maravilhoso. Ganhar Gre-Nal é sempre bom. Hoje eu perdi e ganhei. Eu perdi quando podia (...) Nós podemos ser campeões. Nós podemos. Não sei se vamos, mas ainda temos chances", disse Denis Abrahão, vice de futebol gremista.

Grêmio