Topo

O que é necessário para ser voluntário na Copa do Mundo do Qatar?

Presidente da Fifa, Gianni Infantino no lançamento do programa de voluntariado da Copa do Mundo, na última segunda-feira (21) - Divulgação
Presidente da Fifa, Gianni Infantino no lançamento do programa de voluntariado da Copa do Mundo, na última segunda-feira (21) Imagem: Divulgação

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 04h00

Classificação e Jogos

A Fifa abriu nesta semana o processo de inscrição para voluntariado durante a Copa do Mundo do Qatar, entre novembro e dezembro deste ano. Gianni Infantino, presidente da entidade, anunciou que serão 20 mil vagas nesta edição do torneio. O número é maior do que aconteceu na Rússia, em 2018. Pessoas de todo o mundo podem se candidatar.

Há apenas três requisitos para participação no processo seletivo: ter 18 anos ou mais até o dia 1º de outubro de 2022 — sem que haja limite máximo de idade; falar inglês (conhecimento sobre idiomas árabes ou outros idiomas é considerado como diferencial); e disponibilidade para compromisso mínimo de dez dias durante a Copa. Não há qualquer restrição de origem ou experiência, mas será necessário custear passagens e hospedagem.

Os interessados devem cadastrar seu e-mail no site "volunteer.FIFA.com" — isto já está valendo desde segunda-feira (21). Haverá uma pré-seleção entre os inscritos e, em seguida, avaliação e entrevista. Depois destas três etapas serão selecionadas 20 mil pessoas, que receberão treinamento para alguma das 45 funções estabelecidas. Isso além de uniforme, refeição e transporte no Qatar.

"O Programa de Voluntariado procura especialmente solucionadores de problemas confiáveis com habilidades interpessoais e capacidade de aprender rapidamente", informa a Fifa. O suporte será necessário em locais oficiais e não oficiais da Copa, como estádios, campos de treino, aeroporto, fan zones, hotéis, centros de transporte público, cerimonial, imprensa e outros. Algumas das funções já serão exigidas a partir de 1º de outubro, apesar de o Mundial só começar em 21 de novembro.

Na Copa do Mundo da Rússia foram 17.040 voluntários escolhidos entre 176.870 pessoas que demonstraram interesse no trabalho gratuito. Eles eram de 112 países, mas a grande maioria foi selecionada na própria Rússia, o que dificilmente se repetirá em 2022 porque o Qatar é um país de apenas 2,8 milhões de habitantes.