Topo

Atlético-MG

Hulk faz dois, supera Arrascaeta e deixa o Atlético-MG com um pé na final

Hulk comemora gol pelo Atlético-MG sobre a Caldense no Campeonato Mineiro 2022 - Fernando Moreno/AGIF
Hulk comemora gol pelo Atlético-MG sobre a Caldense no Campeonato Mineiro 2022 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

23/03/2022 18h21

O Atlético-MG deu um passo e tanto para disputar a final do Campeonato Mineiro. O Galo venceu a Caldense por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Hulk, e somente um desastre será capaz de tirar o time alvinegro da 16ª decisão consecutiva do Estadual. Como foi a equipe de melhor campanha fase classificatória, o Atlético terá de ser derrotado por três ou mais gols de diferença. A segunda partida da semifinal do Mineiro está marcada para o domingo, novamente no Gigante da Pampulha.

Triunfo garantido em mais uma tarde de Hulk. Autor dos dois gols do Alvinegro, o atacante chegou a 32 tentos no Mineirão, desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014. O que faz dele o jogador com mais gols no estádio desde 2013, superando o flamenguista Arrascaeta, que entre 2015 e 2018 e foi jogador do Cruzeiro.

Quem foi melhor: Hulk

São raros os jogos do Atlético no Mineirão em que Hulk não leva para casa o prêmio de melhor em campo. Os números mostram como o atacante se sente à vontade no Gigante da Pampulha. São 32 gols marcados em 39 partidas. Contra a Caldense foram mais dois para a conta.

Quem foi pior: Keno

Quase sempre um dos jogadores mais perigosos do Atlético, Keno teve atuação bastante discreta diante da Caldense. Talvez a explicação esteja na ausência de Arana, com quem faz dupla pelo lado esquerdo. Menos participativo do que o normal, o atacante deixou o jogo aos 15 minutos da etapa final e não ficou nada satisfeito com a substituição. Resta saber se a lamentação foi pela alteração ou com a própria atuação.

O jogo do Atlético: ritmo de treino

É apenas uma questão de tempo para o Atlético confirmar presença na final do Campeonato Mineiro. Apesar da boa vantagem conquistada no primeiro jogo da semifinal, mais uma vez a atuação do Galo não foi de encher os olhos. Com um elenco tão qualificado, mostra disso foi que o time nem sentiu a quantidade de desfalques, o Alvinegro venceu sem fazer muita força. No entanto, mais uma vez, deu espaços para contra-ataques da Caldense. Contra um time mais qualificado, isso pode custar muito caro.

Fracasso de público

Caldense x Atlético-MG numa quarta-feira à tarde não foi um grande atrativo para o público - Agência i7/Mineirão - Agência i7/Mineirão
Caldense x Atlético-MG numa quarta-feira à tarde não foi um grande atrativo para o público
Imagem: Agência i7/Mineirão

Por determinação da Globo, detentora dos direitos de transmissão do Mineiro, o duelo Caldense x Atlético foi marcado para às 16h30 de uma quarta-feira. A partida disputada em horário comercial não foi um fiasco de público. Apenas 7 mil ingressos foram colocados à venda, mas nem todos foram negociados. Pior para o time de Poços de Caldas, que era o mandante e optou por Belo Horizonte para ter uma boa arrecadação.

Rubens a surpresa na esquerda

Revelação da base, o meia Rubens foi a surpresa do Atlético diante da Caldense. O técnico Turco Mohamed não contou com os laterais Arana e Dodô, convocado e machucado, respectivamente. A alternativa foi improvisar alguém na lateral esquerda e o escolhido foi Rubens, de 20 anos. Apesar de ser um meia, o jovem jogador foi lateral durante um período na categoria de base.

São Victor recebe o carinho da torcida

Ídolo do Atlético, o ex-goleiro Victor e hoje gerente de futebol do Atlético, foi tratado com muito carinho pelos torcedores presentes no Mineirão. Antes da partida com a Caldense, o agora dirigente do Galo esteve no gramado e foi bastante festejado pelos atleticanos.

Hulk fora do segundo jogo

O atacante Hulk é mais uma baixa para o Atlético no duelo da volta com a Caldense. O camisa 7 do Alvinegro recebeu o terceiro cartão amarelo no Mineiro e está suspenso. Por enquanto, são dez desfalques para domingo: Everson, Godín, Alonso, Arana, Dodô, Mariano, Vargas, Savarino, Echaporã e Hulk.

Em todas as finais desde 2007

A última vez que o Atlético ficou fora de uma final do Campeonato Mineiro foi em 2006, quando Cruzeiro e Ipatinga decidiram a competição. Pelo visto não será em 2022 que terá uma decisão sem o Galo. Com a vantagem conquistada na primeira fase e o triunfo por 2 a 0 no duelo de ida da semifinal, o Atlético pode perder até por dois gols de diferença que estará classificado. Já a Caldense precisa vencer por três ou mais gols de diferença para buscar outra final de Mineiro.

FICHA TÉCNICA

CALDENSE 0 X 2 ATLÉTICO-MG

Motivo: Jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 23 de março de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Sketino
Auxiliares: Felipe Alan Costa e Leonardo Henrique Pereira
VAR: Igor Junio Benevenutto
Cartões amarelos: Mateus Muller e Ikaro (CAL); Hulk (CAM)
Gols: Hulk, aos 26' e aos 39' minutos do primeiro tempo

Caldense: Renan Rinaldi; Yuri Ferraz, Jonathan Costa, Lula e Mateus Muller; Guilherme Borges, Ikaro (Paulo Vitor, aos 20 do 2º) e Alemão (Igor Pimenta, aos 37' do 2º); Douglas Skilo (Kaíque, no intervalo), Filipi Souza (Gabriel Braga, aos 42' do 2º) e Neto Costa (Pedro Gabriel, aos 2 do 2º). Técnico: Gian Rodrigues.

Atlético-MG: Everson; Guga (Tchê, aos 37' do 2º), Nathan Silva, Réver e Rubens; Allan (Otávio, aos 37' do 2º), Jair (Sasha, aos 24' do 2º) e Nacho (Zaracho, aos 15' do 2º); Ademir, Keno (Dylan, aos 15' do 2º) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.

Atlético-MG