Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Palmeiras tem excelente time, mas faltam reservas à altura

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 04h00

O Palmeiras desponta no Campeonato Paulista com a melhor campanha, invicta, com apenas dois gols sofrido e vitórias nos três clássicos. Além disso, tem um time já consolidado sob o comando do técnico português Abel Ferreira, que conquistou as duas últimas Libertadores, mas a torcida ainda espera pela chegada de um centroavante.

No podcast Posse de Bola #211, Arnaldo Ribeiro afirma que o Palmeiras precisa de mais do que apenas um camisa 9. Para o jornalista, o time necessita de outros reforços para que possa competir no mesmo nível de Atlético-MG e Flamengo nos principais títulos da temporada: o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, pontuando que o time é forte, mas o elenco não.

"Projetando a temporada inteira, e não é o Paulista o título principal do Palmeiras, eu vejo o elenco do Palmeiras com carências claras. Acho o time muito bom, acho o banco aquém do time principal, muito aquém e ainda com os garotos meio, fora o Danilo, que é uma realidade já estupenda, os outros garotos não vingaram ainda completamente", diz Arnaldo.

"Quando o Abel tem que mexer, é um problema. Foi no Mundial, foi contra o Corinthians. Porque, com todo respeito, Breno Lopes, Navarro, Atuesta, Murilo mesmo, o Palmeiras quase não ganha o jogo por uma questão individual. O Murilo perdeu dois duelos para o Roger Guedes que um foi pênalti, gol do Corinthians, e outro quase foi gol do Corinthians, sendo que o Corinthians não tinha feito nada, só no duelo individual", completa.

O jornalista cita a crítica de Abel Ferreira em relação ao calendário, com jogos durante as datas Fifa e considera que o Palmeiras será, desta vez, o clube mais prejudicado pelas convocações e não tem substitutos à altura para jogadores como o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez.

"Quem está mais prejudicado pela data Fifa dos clubes brasileiros é o Palmeiras, porque ele vai ter no Paulista desfalques consideráveis na semifinal, jogo único. Se ele passar à semifinal, e é provável que isso aconteça, e isso pode ser a grande armadilha do Palmeiras, pegar uma semifinal e não ter o Gustavo Gómez e o Weverton, por exemplo, na semifinal do campeonato. Pode, sim, ter essa questão delicada a resolver porque o Weverton não tem substituto à altura e o Gustavo Gómez também não", completa.

Arnaldo ressalta que Atlético-MG e Flamengo têm mais elenco que o Palmeiras, além de contarem com mais jogadores decisivos, enquanto o clube alviverde não tem se reforçado com a mesma volúpia.

"O Flamengo contrata sem parar. O Atlético-MG contrata sem parar. O Palmeiras é pé no freio há muito tempo. Para acompanhar uma temporada que vai ter Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão ao mesmo tempo, só com elenco forte. O Palmeiras tem um excelente time hoje, mas não tem um elenco forte. Desculpe, mas, para mim, não tem em relação a Atlético-MG e Flamengo", diz Arnaldo.

"Se o Palmeiras não contratar, vai ficar cada vez mais dependente das sacadas do Abel, das estratégias do Abel e menos dependente de jogadores capazes de decidir. Ele não tem tantos jogadores capazes de decidir assim e isso vai fazer falta lá na frente. Para o estadual pode dar, para o resto, para mim, não vai dar se o Palmeiras não se reforçar. A temporada é a Libertadores, o Brasileiro, a Copa do Brasil e não tem elenco para isso. Tem um time sensacional, mas não tem um elenco sensacional", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.