Topo

Paulista - 2022

Palmeiras sufoca o Corinthians e vence 3º clássico seguido em jogo quente

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 22h28

Diante do Allianz Parque lotado e numa noite quase perfeita do volante Danilo, o Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 1, na noite de hoje (17), pelo Campeonato Paulista. Desta forma, o invicto Alviverde chegou a 29 pontos e assegurou a melhor campanha da primeira fase do Estadual.

O jogo foi uma exposição do técnico Abel Ferreira para aqueles que o acusam de não ter repertório tático e de ser retranqueiro. O Palmeiras jogou com linhas muito avançadas, sufocando o Corinthians durante quase todo o jogo. Veiga e Róger Guedes fizeram os primeiros gols de seus times de pênalti. Danilo definiu o placar a favor dos donos da casa, após cobrança de escanteio e rebote de Cássio.

Com a vitória, o clube alviverde conquistou a trinca de clássicos contra seus maiores rivais - já havia batido o São Paulo (1 a 0) e o Santos (1 a 0) nas duas rodadas anteriores do Paulistão. Nada mau para um clube que conquistou a Recopa Sul-Americana há 15 dias.

O resultado não altera a posição do Corinthians no seu grupo. O Alvinegro segue líder do Grupo A, com 20 pontos, e tem a segunda melhor campanha do campeonato.

Fazia mais de 20 anos que o Palmeiras não enfrentava seus três maiores rivais em sequência. Em 2001, porém, o Palmeiras perdeu o primeiro da trinca, justamente para o Corinthians. Mas a história não se repetiu desta vez.

Quem foi bem: Danilo

Coube ao jovem camisa 28 a tarefa de anular Renato Augusto e, desse modo, praticamente desarticular a criação corintiana. E ele cumpriu a tarefa com sobras, ainda tendo tempo de chegar à frente para concluir, como no lance em que sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol de seu time. De quebra, ainda foi oportunista para aproveitar rebote de Cássio em escanteio e fazer 2 a 1.

Quem foi mal: Lucas Piton

O lateral do Corinthians não conseguiu parar o atacante Dudu, responsável pela maioria das jogadas de ataque do Palmeiras nos dois tempos do Dérbi. Além da atuação ruim no aspecto defensivo, o jovem formado na base do Timão não apoiou o ataque e, quando tentou subir para dar opção aos meias e atacantes, errou os movimentos de ultrapassagem.

Cronologia do jogo

O Palmeiras começou em ritmo muito intenso e desperdiçou algumas boas chances antes de abrir o placar, de pênalti, aos 29' do primeiro tempo, com Raphael Veiga. O infalível camisa 23 bateu pênalti sofrido por Danilo, que só foi confirmado pelo VAR. O Corinthians empatou em esforço individual de Róger Guedes, que fez bom roubo de bola, sofreu e converteu penal, aos 15 minutos do 2º tempo. Pouco tempo depois, após escanteio cobrado por Scarpa, Rony desviou no primeiro pau e Danilo fez 2 a 1, aos 23 minutos.

Árbitro jovem sofre pressão e dá pênaltis discutíveis

Escalar para o clássico o árbitro Matheus Delgado Candançan, 23, parecia uma temeridade antes do jogo, que se confirmou com a bola rolando. Ele até não se intimidou com a pressão de jogadores experientes, como Gil e Dudu, mas errou nas marcações de faltas e apontou dois pênaltis discutíveis -- o do Palmeiras, o primeiro, foi confirmado com auxílio do VAR.

Palmeiras começa apertando muito a saída do rival

Abel Ferreira colocou seu time quase inteiro no campo adversário para sufocar a saída alvinegra. E teve sucesso. O Corinthians não conseguia sair para o jogo. Danilo, Rony e Dudu, entre outros, conseguiram roubar bolas e gerar lances de grande perigo. Aos 14, uma verdadeira blitz gerou três batidas ao gol do Corinthians, também com Rony, Zé Rafael e Danilo. Cássio defendeu as tentativas. Foram os primeiros de sete chutes na primeira etapa.

Alviverde mantém pressão, e VAR confirma pênalti; Veiga faz 1 a 0

Em mais uma jogada de pressão do Palmeiras, João Victor errou passe na intermediária defensiva dos visitantes e criou contra-ataque para os anfitriões. Raphael Veiga viu Danilo na área e fez passe milimétrico. No campo, o lance seguiu. Mas o VAR chamou o árbitro para confirmar penal de Gil no volante. Veiga cobrou e converteu seu 20º pênalti em 20 cobrados com a camisa do Palmeiras: 1 a 0, aos 28 minutos.

Rony perde gol feito após Zé Rafael também desperdiçar

Mesmo com o gol, o Palmeiras seguiu pressionando muito, e ainda começou a encaixar contra-ataques. Foi assim que Veiga viu Zé Rafael dentro da área. O volante deu um drible em João Victor, mas foi desarmado por Paulinho. Na sobra, Scarpa ainda conseguiu o cruzamento para Rony, que veio na corrida e, da linha da pequena área, desviou por cima, de primeira.

Desempenho do Palmeiras

O Alviverde fez partida excelente, passando a maior parte do tempo no campo do Corinthians, sufocando a saída de jogo do clube alvinegro. Mesmo com vantagem no placar, o Palmeiras não recuou suas linhas e manteve-se em alta rotação.

Desempenho do Corinthians

A proposta de um jogo ofensivo pautado na posse da bola e na ocupação do campo de defesa do adversário simplesmente não aconteceu. No primeiro tempo, o Corinthians ficou sufocado pelo rival em seu campo de defesa e encontrou dificuldades para realizar os passes e fazer a transição ofensiva.

Na etapa final, o Timão voltou mais organizado, porém longe daquilo que se esperava. O gol saiu em arrancada de Róger Guedes, derrubado dentro da área, mas logo abafado pela virada do Alviverde. No mais, os visitantes apostaram nas jogadas individuais — quase todas sem sucesso.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 2 x 1 CORINTHIANS

Motivo: Campeonato Paulista, 6ª rodada
Data e horário: 16 de março de 2022 (quinta-feira), às 20h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: José Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Zé Rafael (PAL); Fagner, Gil, Lucas Piton, Luís Miguel (auxiliar) e Willian (COR)
Gols: Raphael Veiga, aos 28' do 1º tempo (PAL); Róger Guedes, aos 15' do 2º tempo (COR); Danilo, aos 23' do 2º tempo (PAL)
Cartão vermelho: João Martins (assistente, PAL)

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Jailson); Dudu (Verón), Rony (Wesley) e Gustavo Scarpa (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Mantuan), João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Giuliano), Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Willian e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0, e não por 2 a 0. O erro foi corrigido.