Topo

'Futebol sem memória': Quais foram os feitos de Neymar com a camisa do PSG

Neymar lamenta derrota na final da Liga dos Campeões - Pool/Getty Images
Neymar lamenta derrota na final da Liga dos Campeões Imagem: Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2022 04h00

Neymar não gostou de ser vaiado antes, durante e após a vitória do Paris Saint-Germain por 3 a 0 sobre o Bordeaux, pelo Campeonato Francês, no último sábado (12). O camisa 10 da equipe repostou uma mensagem de seu ex-companheiro de Barcelona, Luis Suárez, que dizia: "como sempre o #futebolsemmemória. Sempre com vocês" em uma foto dele com Neymar e Messi, outro alvo da torcida do PSG na partida. Será que o problema é de memória?

O brasileiro foi contratado em 2017 com um claro objetivo no time francês: levar a equipe ao tão sonhado título inédito da Liga dos Campeões. No entanto, isso não foi alcançado. O que joga a favor de Neymar é que, ao lado de Mbappé, levou o time parisiense à final da Champions da temporada 2019/20, quando perderam para o Bayern de Munique por a 1 a 0.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:

Dentro da França, o PSG é dominante. Desde que chegou, o camisa 10 da seleção brasileira faturou 10 títulos: três vezes o Campeonato Francês, três a Copa da França, duas a Copa da Liga Francesa e duas a Supercopa da França. Mas ser campeão em território nacional deixou de ser novidade após a chegada do presidente Nasser Al-Khelaïfi —que não poupou esforços, nem dinheiro, para reforçar o plantel.

Em quase cinco anos de Neymar no PSG, o brasileiro marcou 92 gols e 51 assistências em 136 partidas. Não são números ruins, mas são pouquíssimas partidas para quem é uma das estrelas, e tem um salário como o do jogador.

O atacante caminha para a sua quinta temporada seguida sem conseguir fazer mais do que 31 jogos —ele alcançou esse número na temporada passada, quando bateu seu recorde de partidas jogadas. Mas ele sofreu com muitas lesões e foi desfalque em jogos decisivos.

Para efeito de comparação, na temporada 2020/21, o PSG fez 57 partidas e Neymar perdeu 45,6% delas, um número alto demais.

Mbappé chegou com Neymar ao PSG, mas tem números muito mais impactantes. No mesmo período, ele jogou 207 partidas, marcou 158 gols e deus 78 assistências —está a 42 gols de igualar Cavani como maior artilheiro da história do clube, caso ele não saia para o Real Madrid no meio do ano.

O casamento Neymar-PSG terá mais alguns capítulos —já que o brasileiro renovou seu contrato com a equipe até 30 de junho de 2025. Mas, no atual momento, os torcedores do Paris estão irritados com as constantes eliminações na Champions e as lesões que marcaram o jogador nos últimos anos.