Topo

Grêmio

Como o ex-lateral Arce, campeão da América, ajudou Villasanti no Grêmio

Mathias Villasanti foi recuado e viu crescer seu rendimento no Grêmio de Roger - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Mathias Villasanti foi recuado e viu crescer seu rendimento no Grêmio de Roger Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2022 04h00

Roger Machado achou um lugar para Villasanti. Depois de oscilar desde sua chegada ao Grêmio, o paraguaio foi recuado para funções mais defensivas e ganhou elogios na vitória sobre o Ypiranga, no sábado (12). A descoberta do melhor espaço de campo para ele veio a partir de uma conversa entre o técnico do Tricolor e um ex-colega: Arce.

O antigo lateral direito foi companheiro de Roger no histórico time do Grêmio comandado por Felipão. Cada um era responsável por um dos flancos da defesa. E quando chegou ao clube para a atual passagem, o treinador resolveu conversar com ex-colega.

"Quando cheguei aqui, tomei o cuidado de ligar para o Arce. Eu havia enfrentado o Villa [apelido de Villasanti] na Libertadores pelo Fluminense. E o Villa jogou com dois médios lado a lado e cada um saindo para apoio e outro centralizando como cinco. O Arce me disse que o Villa gosta de jogar tendo controle do meio, observando de trás da linha da bola. Faz leitura muito boa e vai ajudar como cinco. No jogo com o São Luiz e hoje ele fez grandes jogos controlando defensivamente e começando as jogadas por trás. É uma tendência, sim. Procurei equilíbrio entre recuperar a bola e jogar", contou Roger Machado.

Ou seja, a partir de agora, Villasanti, que chegou a ser utilizado como meia em outros momentos, deve ter sequência na primeira função do meio-campo, chamada de "cinco" por Roger.

Ali, será responsável por controlar o espaço logo na frente da defesa e dar suporte para as subidas dos companheiros de meio-campo.

Seleção pode barrar sequência

O problema é a seleção. Chamado pelo Paraguai, o marcador pode ficar fora do jogo decisivo da semifinal do Gauchão. Os jogos da seleção ocorrem nos dias 24 e 29, contra Equador e Peru. O Gre-Nal que vale vaga na final está marcado para dia 23.

O Grêmio já pediu liberação, já que os paraguaios não têm mais chance de conquistar vaga na próxima Copa do Mundo. A equipe é penúltima na classificação das Eliminatórias com 13 pontos.

Até agora, contudo, não houve resposta. A chance é considerada remota nos bastidores do clube.

O primeiro Gre-Nal da semifinal está marcado para o próximo sábado (19), no Beira-Rio, às 16h30 (de Brasília).

Grêmio