Topo

Cruzeiro

Xodó de Ronaldo: conheça Vitor Roque, joia do Cruzeiro com multa bilionária

Vitor Roque marcou três gols nas duas últimas partidas do Cruzeiro  - Staff Images/Cruzeiro
Vitor Roque marcou três gols nas duas últimas partidas do Cruzeiro Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte

11/03/2022 04h00

Principal promessa das categorias de base do Cruzeiro, o atacante Vitor Roque faz os olhos de Ronaldo brilharem. Desde que chegou ao Cruzeiro como sócio majoritário, o Fenômeno faz elogios constantes ao jogador de 17 anos recém-completados, que vem se destacando no time principal e que atingiu o seu ápice na carreira até o momento ao abrir o placar no clássico diante do Atlético-MG — o rival venceu, de virada, por 2 a 1.

O começo

Vitor Roque ao lado de Rafael Sóbis após jogo do Cruzeiro contra o Brusque, pela Série B 2021 - Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Divulgação - Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Divulgação
Vitor Roque ao lado de Rafael Sóbis após jogo do Cruzeiro contra o Brusque, pela Série B 2021
Imagem: Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Divulgação

A estreia de Vitor Roque ocorreu em outubro do ano passado, aos 16 anos, quando a equipe ainda era comandada por Vanderlei Luxemburgo, e teve um fato curioso: ele permaneceu apenas 18 minutos em campo, após substituir Bruno José, na segunda etapa do empate sem gols contra o Botafogo, válido pela 30ª rodada da Série B. Frustrado, ele recebeu o apoio dos companheiros e do então técnico do Cruzeiro, Luxemburgo.

"Falei para ele que o cansaço é a emoção de entrar no jogo e estrear com 16 anos. Levou até um susto, coitadinho. Mas conseguiu fazer jogadas, mostrou a cara. Mostrou a que veio", elogiou o treinador à época.

Roque iniciou seus passos como centroavante, mas tem sido utilizado pelos extremos do campo, principalmente pelo lado direito. A velocidade é um dos principais pontos positivos do jogador.

Xodó de Ronaldo

O atacante é constantemente elogiado por Ronaldo em suas já tradicionais lives. "Promessa, joia, personalidade" são alguns dos termos utilizados pelo Fenômeno para se referir ao jovem, que já possui cinco gols pela Raposa - todos marcados neste ano.

No último dia 28, Roque completou 17 anos e ganhou os parabéns de Ronaldo em uma dessas lives. Curiosamente, o atleta tem trajetória semelhante à do próprio ex-camisa 9 da seleção brasileira, que despontou no clube celeste com a mesma idade.

"Hoje é aniversário de nosso cria, Vitor Roque. 17 anos só. E com 17 anos já fez quatro gols no profissional. Está arrebentando aí. Parabéns, cara! Muitas felicidades pra você, que realize todos os seus sonhos", desejou na ocasião.

Elogios na Espanha

Dias antes de completar 17 anos, Vitor Roque foi destaque no tradicional jornal esportivo AS. O veículo espanhol contou a trajetória do jovem jogador e denominou como a "joia de Ronaldo". O tabloide também destacou a multa rescisória bilionária que o jogador possui em contrato com a Raposa, no valor aproximado de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,65 bilhão).

"Ele se destaca pelo bom uso dos dois pés. Isso o torna um finalizador imprevisível. Pode enfrentar e driblar em qualquer direção e ser uma grande ameaça para os defensores", pontuou a publicação.

Imbróglio na base

O potencial de Vitor Roque chamou a atenção do Cruzeiro ainda quando ele tinha 14 anos e jogava pelas categorias de base do América-MG. No entanto, a ida do garoto para a Raposa gerou grande confusão, com direito a denúncia realizada pelo jurídico do Alviverde no Ministério Público do Trabalho por suposto assédio.

O Coelho investiu na formação de Roque dos 10 aos 13 anos. O jogador deixou o clube às vésperas de completar os 14 anos, sem justificativas, quando poderia assinar o primeiro contrato. Logo depois, ele se apresentou ao Cruzeiro. Para resolver a questão e evitar a acusação de aliciamento, o Cruzeiro aceitou dividir os direitos econômicos do atleta com o Coelho.

Cruzeiro