Topo

Botafogo

'Vai virar Real Madrid?': desabafo de Kanu simboliza virada no Botafogo

Kanu, zagueiro do Botafogo, celebra gol contra o Fluminense, em jogo pelo Carioca - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Kanu, zagueiro do Botafogo, celebra gol contra o Fluminense, em jogo pelo Carioca Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/03/2022 04h00

"Acha que, do dia para noite, a gente vai virar o Real Madrid?". O desabafo do zagueiro Kanu em abril do ano passado acabou, sem querer, se tornando símbolo da retomada do Botafogo, e colocou o jogador, cria da base, como uma das imagens deste novo momento. Ele, recentemente, recebeu elogios de John Textor, investidor da SAF do clube.

A frase do camisa 2 foi dita em meio a um protesto de torcedores em Natal, após a eliminação do Alvinegro na segunda fase da Copa do Brasil 2021, na derrota para o ABC nos pênaltis.

Na ocasião, ele rebateu os presentes e ressaltou a crise financeira pela qual o clube atravessava. "Você é botafoguense; você acredita ou não? Ou acha que do dia para noite a gente vai virar o Real Madrid?", disse. "Irmão, não tem dinheiro", completou, posteriormente. Na ocasião, o Glorioso já se organizava para virar S.A — antes da Lei da SAF ser aprovada —, mas não tinha encontrado interessados até aquele momento.

No fim do mês passado, Textor desembarcou no Rio de Janeiro para finalizar os trâmites da compra da SAF, e chegou a dizer que, hoje, o Glorioso tem mais dinheiro que o Barcelona, coincidentemente, maior rival do Real Madrid citado por Kanu.

Torcedores, então, agora em tom de brincadeira, lembraram o desabafo do zagueiro há quase um ano, e como o cenário do Glorioso mudou. A caminhada desde o rebaixamento no Brasileiro de 2020 até aqui também colocou o camisa 2 como um dos símbolos do atual momento.

Campeão do Brasileiro sub-20 em 2016, o zagueiro passou a ganhar mais oportunidades no time principal na temporada 2020. Naquele ano, o planejamento para o departamento de futebol não saiu como o esperado e a pasta encarou diversos problemas.

Favas contadas, o rebaixamento no Brasileiro foi concretizado com antecedência. Para 2021, houve proposta do Cruz Azul, do México, e do São Paulo, mas as tratativas não chegaram a um denominador comum, e Kanu ficou.

Um dos mais identificados com o Glorioso foi peça importante no acesso à Série A. Houve novas investidas, desta vez do Corinthians, mas, novamente, permaneceu.

Recentemente, ao abrir o placar no clássico com o Fluminense — o Tricolor venceu por 2 a 1, de virada —, recebeu uma declaração de Textor, que publicou uma foto dele em rede social com a legenda: "I love this kid", "eu amo esse garoto", em tradução livre.

A concorrência no setor, agora, promete aumentar. O zagueiro Philipe Sampaio, que estava no Guingamp, da França, deve ser anunciado em breve, e novos reforços contratados pelo norte-americano vão desembarcar em General Severiano até o Brasileiro.

O vínculo de Kanu com o Botafogo vai até o fim do ano, e há a expectativa de que, após este primeiro momento, as partes possam conversar sobre o futuro.

Botafogo