Topo

Vasco

Zé Ricardo diz que Vasco está no caminho certo e questiona atuação do VAR

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/03/2022 19h05

Na coletiva após a derrota para o Flamengo por 2 a 1, o técnico Zé Ricardo elogiou a atuação do Vasco. O treinador viu uma evolução futebol apresentado pela equipe no Nilton Santos. Por outro lado, o comandante questionou demais a arbitragem do confronto da 10ª rodada do Campeonato Carioca.

"Se o VAR está ali é para isso, ser chamado. Questiono não ter sido. Enfim, não temos que focar na arbitragem e falar do jogo. Nesse final, a mão foi muito clara no meu ângulo, do banco, e vimos na imagem que isso poderia ter ao menos empatado a partida. Fizemos um jogo inteligente e que nos dá a certeza de estar no caminho certo", comentou.

Os lances questionados pelo Cruz-Maltino são: uma falta em Andrey antes do segundo gol do Flamengo, um possível pênalti no final da partida e a marcação de impedimento de Nenê, quando o jogo estava 1 a 1. Em nota, a FERJ disse que, amanhã (7), irá receber os dirigentes vascaínos em sua sede para exibir e esclarecer as jogadas, além de mostrar os áudios.

"O que deixa a gente chateado é o pacote todo. O Vasco foi o primeiro clube a chamar uma equipe de arbitragem para chamar uma equipe de arbitragem para explicar a atuação do VAR nos clássicos aos atletas. Nos preocupamos com isso. O pessoal da arbitragem foi incisivo ao dizer que esse tipo de lance, no mínimo, tem que ser consultado. Não entendi também dar apenas três minutos de acréscimo em um jogo com muitas paradas e substituições. Fomos prejudicados pela arbitragem. Sem dúvidas, houve uma interferência, principalmente no final do jogo", disse.

"Não quero que pareça lamentação, ainda não vi o lance do Andrey. O Vasco fez uma partida inteligente. Gostaríamos de ter vencido para ter a vantagem na semi, mas agora é trabalhar e estar focado no que temos que fazer. Sabemos que o grande objetivo do Vasco no ano ainda está por vir", emendou.

O treinador também destacou a aplicação tática dos jogadores e indicou que existe um caminho a ser traçado pelo Gigante da Colina.

"É um sentimento de que a gente conseguiu fazer um bom jogo. Só depois, com as avaliações do vídeo, é que a gente vai tomar ciência de tudo que aconteceu na partida. Acredito que conseguimos fazer o que tinha sido planejado, foi uma semana difícil, com duas viagens, dois jogos eliminatórios e entre eles um clássico contra o maior rival. No futebol a gente busca o tempo todo o equilíbrio. Fizemos um bom jogo, criamos algumas oportunidades, fomos mais seguros defensivamente. É nessa caminhada de crescimento que a gente espera ver o Vasco na temporada, sempre buscando a evolução em todos os setores", ponderou.

Com o início da Copa do Brasil, a série de jogos também foi abordada por Zé Ricardo. Depois de bater a Ferroviária em Araraquara na última quarta (2), o time terá pela frente o Juazeirense na quarta (9), às 21h30, fora de casa, na segunda fase.

"A torcida do Vasco só quer se sentir representada dentro de campo. A sequência está muito dura, foram 11 jogos em 35, 36 dias. A equipe ainda está se formando, com jogadores que tiveram pouca minutagem ano passado e estamos tendo cuidado para evitar lesões musculares, as que aconteceram foram por trauma. Os dois objetivos iniciais foram alcançados, a vaga na semifinal do Carioca e passar de fase na Copa do Brasil. Se tiver o espírito e a concentração que tivemos hoje, temos grandes chances de conseguir nosso terceiro objetivo na quarta, lá em Juazeiro. Vai ser muito importante para nós e para o clube", concluiu.

Confira outros trechos da coletiva

Léo Matos, Riquelme e Getúlio entre os titulares

Fez parte da nossa leitura, consultamos os departamentos do clube para saber a condição de cada atleta, muitos numa sequência de vários jogos. Precisamos ter todos bem para quarta . Preparamos a equipe para vencer e reverter a vantagem das semifinais. Tanto as entradas de Léo Matos, Riquelme e Getúlio serviu para minutagem para eles, mas também descansar os colegas, que estariam em risco se jogassem. Fiquei feliz pela entrega, por seguir a estratégia. Infelizmente saímos tristes pelo resultado que aconteceu no final. Agora é descansar para tentar passar da segunda fase da Copa do Brasil.

Postura em campo

O Flamengo começa sempre entra muito forte e tomamos o gol em uma bobeira. A bola estava na mão do Tiago, nos precipitamos e demos o escanteio e no bate e rebate, tomamos o gol. Depois dos 20, 25 minutos, conseguimos jogar e chegamos próximo de finalizar, tanto nos cruzamentos do Riquelme e do Edimar como nas bolas ao Nenê e ao Getúlio. Melhoramos no segundo tempo, mudamos no vestiário e jogamos mais no campo do Flamengo. Eles têm uma equipe experiente, que soube reduzir a velocidade do jogo quanto estávamos melhores.

Saída de Gabriel Pec

Preparamos o Jhon para atuar no final, ele tem muita potência e, agra, está totalmente em forma. O Pec é um jogador muito jovem, que ainda está se formando. A preocupação é tê-lo sempre 100%, foi muito importante nos jogos e será ao longo do ano. Já tínhamos planejado essa substituição com o Jhon Sanchez para buscar a vitória. Independente do resultado final só tenho que parabenizar. Os jogadores cumpriram o que falamos e a equipe está de parabéns. Agora é nos preparar para esse jogo difícil na Bahia;

Entradas de Andrey e Yuri Lara chamaram o Flamengo para cima?

A gente não chamou o Flamengo, as alterações foram no intuito de ter jogadores rápidos. Queríamos puxar o Nenê um pouco para o lado do campo, para jogar em um espaço vazio. Faltou pouco para virar. Eu acreditava que o Flamengo dava muito espaço por dentro. O Andrey teve praticamente toda a formação como primeiro volante e entrou bem na partida. A gente entendia que ele podia dar esse retorno para gente, para vencer. Só a vitória inverteria o mando (na semi). Feliz pela entrada dele e saber que o Yuri já está disponível. Quem sabe ele já esteja em campo na quarta.

Substituição de Zé Gabriel

O Zé Gabriel começou a ter câimbra e pediu para sair. Ele tem a capacidade maior como primeiro volante, até para facilitar a saída com três. Com isso, dá mais liberdade aos homens de dentro. É um jogador moderno, jovem e já mostra que pode ser importantíssimo para gente. Em uma eventualidade, pode até atuar de zagueiro. Tomara que tenha sequência, o que não aconteceu ano passado e gera uma dificuldade para seguir o jogo inteiro. Devagar, acreditamos que dá para colocar todo mundo em condição.

Vasco