Topo

Mauro: Tendência é que técnicos estrangeiros ganhem principais competições

Vítor Pereira (centro), contratado pelo Corinthians, é mais um técnico estrangeiro na Série A - Arthur Quezada
Vítor Pereira (centro), contratado pelo Corinthians, é mais um técnico estrangeiro na Série A Imagem: Arthur Quezada

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

26/02/2022 04h00

O crescimento no número de técnicos estrangeiros no Brasil foi um dos temas abordados por Mauro Cezar Pereira no quadro 'Fala, Maurão'. O colunista do UOL Esporte dá sua opinião sobre o que os treinadores brasileiros precisam fazer para recuperarem o mercado e diz que, atualmente, a tendência é que eles continuem perdendo terreno.

"O que os técnicos brasileiros podem fazer para mudar esse cenário? Trabalhar bem. Melhorar o nível de conhecimento, beber de outras fontes, se aprimorar. Aqueles que foram capazes. Os que não forem, a tendência é perder terreno cada vez mais", diz Mauro Cezar.

O jornalista ressalta que os quatro elencos mais caros do Brasil estão com técnicos estrangeiros e diz que, desta forma, tudo indica que eles continuem vencendo os principais campeonatos.

"Você tem hoje os quatro elencos mais caros do Brasil com técnicos estrangeiros: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians. São vários clubes do país com técnicos nascidos fora do Brasil, e, pra mudar isso, não será fácil", opina.

"O que eles podem fazer, além de tentar se aprimorar, é torcer contra todos eles. Mas não sei se vai dar certo. A tendência é que, tendo nas mãos os melhores elencos do Brasil, esses técnicos de fora ganhem as principais competições do país e até internacionais", completa.