Topo

Botafogo se aproxima da contratação de Luís Castro; Corinthians desiste

Técnico português Luís Castro, um dos alvos do Botafogo após a saída de Enderson Moreira - Mattia Ozbot/Soccrates/Getty Images
Técnico português Luís Castro, um dos alvos do Botafogo após a saída de Enderson Moreira Imagem: Mattia Ozbot/Soccrates/Getty Images

Alexandre Araújo e Ricardo Perrone

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

20/02/2022 20h30

O Botafogo está perto de contratar o técnico português Luís Castro. O UOL Esporte apurou que o treinador ficou mais perto de acertar com o clube carioca e a negociação deve ter um desfecho nos próximos dias. O Corinthians, que também estava na disputa, deu como encerrada a negociação com o treinador.

Os cariocas ficaram mais próximos da contratação neste domingo. O clube está sem treinador desde que Enderson Moreira foi demitido no último dia 11 de fevereiro.

Já o Corinthians volta à estaca zero na busca por um treinador. Os paulistas estavam confiantes em um primeiro momento, mas desistiram da negociação por causa da multa rescisória de 1 milhão de euros (R$ 5,8 milhões) exigida pelo Al Duhail, do Qatar, para liberar o português e outras exigências, apurou a reportagem.

O português sempre viu com bons olhos uma experiência na América do Sul, especialmente no Brasil. Ele acompanha com bastante atenção o futebol nacional, ainda mais depois do sucesso dos compatriotas Jesus e Abel Ferreira por aqui.

Aos 60 anos, Castro teve como ponto máximo na carreira uma passagem de duas temporadas pelo Shakhtar Donetsk. Na Ucrânia, trabalhou com diversos jogadores brasileiros, entre eles os ex-corintianos Maycon e Dentinho, e conquistou uma liga nacional (2019/20).

Em Portugal, Luís Castro passou por Penafiel, Chaves, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Porto, onde, inicialmente, ocupou o cargo de coordenador das categorias de base (de 2006 a 2013).