Topo

OPINIÃO

Menon: 'São Paulo falha na construção. Números contra Inter são enganosos'

Do UOL, em São Paulo

18/02/2022 01h15

O São Paulo até dominou a partida contra a Inter de Limeira, mas ficou no 0 a 0 nesta quinta-feira (17), no Morumbi, pelo Paulistão. Embora as estatísticas mostrem a superioridade do Tricolor em campo, na prática o time voltou a apresentar falhas na definição das jogadas ofensivas. A ineficiência do ataque chamou a atenção, ainda mais quando ao observar algumas das estatísticas da partida.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon destacaram as dificuldades que os jogadores são-paulinos tiveram diante da retranca armada pela Inter de Limeira. Contra um time fechado na defesa, os erros de conclusão do São Paulo ficaram ainda mais evidentes, como mostraram os comentaristas.

"O São Paulo teve mais volume do que nos últimos jogos, mas não vejo uma melhora tão grande assim. O time continua com um grande problema, que é a construção de jogadas e me parece jogar muito compartimentado. Todos os atacantes e os laterais estavam bem adiantados, mas quem vai construir o jogo? Não foi Sara, nem Nikão. Você começa a dominar a partida com cruzamentos e chutes de fora da área, mas foi uma pressão improdutiva e infrutífera", apontou Menon.

Para ilustrar como o São Paulo dominou a partida e esteve longe de ser eficiente, Hazan usou alguns dados do site Sofascore. "Foi um jogo de ataque contra defesa, principalmente no segundo tempo. Vou trazer um dado estatístico que é impressionante. O São Paulo teve 72% de posse de bola, 31 finalizações, contra 9 da Inter, e 60 cruzamentos, contra 18 da Inter. São números impactantes. Dessas 31 finalizações, quatro foram na direção certa. É um disparate", comentou.

Para Menon, os dados reforçam a dificuldade que o São Paulo tem em ser mais incisivo em suas jogadas ofensivas. "A Inter esteve muito bem fechada em uma retranca e muitas dessas finalizações foram de fora da área. Falta uma clarividência, um jogo mais bonito e descobrir espaço. Não houve isso porque o São Paulo não teve um armador no jogo de hoje [ontem]. Alguém que construa, dê um passe bem feito, descubra um buraco e quebre a linha. Não aconteceu nada disso e os números ficam de uma maneira meio enganosa", avaliou o colunista do UOL.

Sobraram críticas às constantes mudanças feitas pelo técnico Rogério Ceni na equipe titular. Na visão de Menon, tantas alterações de um jogo para outro prejudicam a criação de uma identidade para o time. "Isso mostra que as duas últimas vitórias foram enganosas. Fica difícil dizer que o São Paulo está evoluindo porque cada dia é um time. Hoje [ontem], houve cinco mudanças em relação ao último jogo. O São Paulo foi melhor nessa partida do que nas outras duas, mas você não sabe quem vai jogar domingo [contra o Santos]. O São Paulo está se preparando para o Brasileiro e se esquecendo do Paulista. Perdeu dois pontos em casa. Precisa vencer mais do que armar o time", lamentou.

Menon enfatizou que os números do duelo contra a Inter de Limeira são enganosos, já que a partida terminou sem gols e com o Tricolor somando apenas um ponto em casa. "É ilusório pensar nesses números todos e que o São Paulo dominou o jogo. O que o time não fez foi cumprir com sua obrigação. Tinha que ganhar os três pontos e falhou muito", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (20), logo após o clássico contra o Santos pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.