Topo

Paulista - 2022

São Paulo pressiona a Inter de Limeira, mas fica no 0 a 0 no Morumbi

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 23h27

Depois de duas vitórias consecutivas nos últimos minutos, o São Paulo não conseguiu sair de um empate por 0 a 0 com a Inter de Limeira, pela sétima rodada do Paulistão, no Morumbi. Em uma noite chuvosa na capital paulista, a equipe de Rogério Ceni teve controle total do jogo, mas as bolas que entraram nos acréscimos das outras partidas, dessa vez, pararam na trave da equipe do interior.

Com uma estratégia de priorizar a defesa, a Inter de Limeira deu a bola ao São Paulo e fez com que os donos da casa trabalhassem jogadas laterais. Melhor no quesito em relação ao que vinha mostrando no Paulistão, o time tricolor levou algum perigo, mas não o suficiente para sair com os três pontos, mesmo após mais de 50 cruzamentos.

O resultado freia a reação são-paulina e mantém o time na segunda colocação do grupo B, com 8 pontos, três a menos que o líder São Bernardo, que tem uma partida a mais. Já a Inter de Limeira é lanterna do Grupo A, o mesmo do Corinthians, mas com os mesmos 7 pontos de Água Santa e Guarani.

O que vem agora

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (20). O São Paulo terá pela frente um clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, às 18h30 (de Brasília). Um pouco mais tarde, às 20h30, a Inter de Limeira recebe a Ferroviária.

Live do São Paulo

O melhor: Léo

Escalado como lateral-esquerdo, Léo não teve quase trabalho na defensa. Ofensivamente, foi posicionado por Rogério Ceni praticamente como ponta e conseguiu dar trabalho à Inter de Limeira nas jogadas pela beirada.

O pior: Rodrigo Nestor

Rodrigo Nestor, durante a partida entre São Paulo e Inter de Limeira - Paulo Pinto/São Paulo FC - Paulo Pinto/São Paulo FC
Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

O meia se mostrou em uma intensidade abaixo dos demais jogadores do São Paulo. Apesar de uma boa finalização no primeiro tempo, Nestor perdeu a bola nove vezes e não conseguiu auxiliar na criação de jogadas são-paulinas.

São Paulo mantém estilo de jogo e pressiona a Inter

A parte da final da partida contra a Ponte Preta, que resultou nos dois gols que garantiram a vitória, parece ter agradado Rogério Ceni. Mesmo com jogadores diferentes, em uma escalação com cinco mudanças, o treinador manteve boa parte da maneira como a equipe atuou em Campinas.

No ataque, Nikão foi deslocado da direita para dividir a faixa central com Calleri, assim como Éder havia feito contra a Ponte Preta. Com a Inter de Limeira pouco incomodando, a movimentação permitiu que Léo se tornasse quase um ponta, formando um 3-3-4 quando o São Paulo subia ao ataque, com o lateral e Marquinhos bem abertos e Calleri e Nikão por dentro, com o ex-jogador do Athletico por vezes se movimentando nas costas do argentino.

Com muito mais posse de bola do que o adversário (66% a 34%), o São Paulo se permitiu jogar mais solto. Como Léo subia, Pablo Maia recuava para fazer a saída de bola com Arboleda e Diego Costa. A facilidade dos três com a bola no pé beneficiou a construção de jogo do time do Morumbi, que, diferentemente das outras vezes, cruzou muito para a área, mas com objetivos claros.

Em um deles, aos 28 minutos da primeira etapa, Gabriel Sara recebeu cruzamento da esquerda, mas cabeceou para fora. Pouco antes disso, Nikão já cabeceado fraco após tabela com Marquinhos.

Inter pouco chega, mas quando chega é para assustar Jandrei

A Inter de Limeira foi ao Morumbi com o objetivo claro de dar a bola ao São Paulo e tentar a sorte nos contra-ataques. A estratégia fez com que por boa parte do primeiro tempo não houvesse incômodos à defesa dos donos da casa. As duas melhores chances vieram apenas na parte final da etapa inicial.

Aos 34 minutos, Geovane avançou pela intermediária e chutou forte e rasteiro, obrigando Jandrei a espalmar para o lado. O goleiro ainda voltaria a trabalhar pouco antes do intervalo ao mandar uma cabeça para escanteio.

No segundo tempo, a estratégia se manteve, mas a pressão imposta pelo São Paulo impediu que sobrasse espaço para uma jogada de perigo da Inter de Limeira. Jandrei deixou a segunda etapa sem precisar trabalhar.

10 minutos, seis escanteios, e quase o São Paulo marca

A volta para o segundo tempo foi com ainda mais pressão do São Paulo sobre a Inter de Limeira. Durante os primeiros 10 minutos, a bola praticamente não saiu da área da equipe do interior. Foram seis escanteios cobrados pelos donos da casa que, de tanto pressionar, tiveram sua melhor chance até então.

A bola ficou viva na área após cobrança de escanteio de Nikão. Sara tentou mandar de cabeça, mas ela sobrou para Calleri, que chutou forte. Matheus Galezani se jogou na trajetória da bola e evitou, de joelho, o gol são-paulino.

Ceni muda as peças, mas mantém a estrutura

Na entrevista coletiva depois da partida contra a Ponte Preta, Rogério Ceni disse que não defendeu seu emprego, mas o estilo de jogo que gosta de impor às suas equipes. Diante da Inter de Limeira, isso se mostrou dentro de campo. As substituições feitas no segundo tempo não alteraram a maneira como a equipe se portou.

Ao colocar Reinaldo no lugar de Pablo Maia, Ceni mudou três posições no time com apenas uma substituição. Reinaldo foi para a lateral esquerda, onde gosta de atuar, enquanto Léo foi deslocado para a zaga e Diego Costa passou a atuar como volante.

Assim como Léo fazia até então, Reinaldo entrou para jogar quase como um ponta, já que a Inter de Limeira não subia ao ataque. Com mais facilidade nas chegadas ofensivas, o camisa 6 rapidamente começou a incomodar. Aos 26 minutos, ele driblou a marcação e cruzou fechado. A bola bateu na trave e quase entrou no gol da Inter de Limeira.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 INTER DE LIMEIRA

Motivo: 7ª rodada do Paulistão
Data e hora: 17 de fevereiro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Público: 15.098 pessoas
Renda: R$ 428.341,00
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Amanda Pinto Matias
VAR: Vinicius Furlan
Gols: -
Cartões amarelos: Éder, pelo São Paulo; Rodolfo Filemon e Tito, pela Inter de Limeira
Cartões vermelhos: -

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa (Juan), Arboleda, Léo; Pablo Maia (Reinaldo), Rodrigo Nestor (Alisson), Gabriel Sara; Nikão (Nikão), Marquinhos (Rigoni) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

INTER DE LIMEIRA: Rafael Magrão; Léo Duarte, Rodolfo Filemon, Xandão, Rafael Carioca; Jhony Douglas, Galdezani (Celsinho), Lima (Matheus Mancini), Geovane (Tito); Diego Tavares (Pedro do Rio) e Ronaldo (Thiago Alagoano). Técnico: Vinícius Bergantim.