Topo

Corinthians

Corinthians faz oferta e aguarda resposta do português Luís Castro

Técnico português Luís Castro também é um dos alvos do Botafogo - Mattia Ozbot/Soccrates/Getty Images
Técnico português Luís Castro também é um dos alvos do Botafogo Imagem: Mattia Ozbot/Soccrates/Getty Images

Bruno Andrade, Ricardo Perrone e Yago Rudá

Do UOL, em Lisboa e em São Paulo

17/02/2022 17h01

O Corinthians avançou nas conversas e fez uma oferta para contratar o português Luís Castro, que atualmente dirige o Al Duhail, do Qatar, com quem tem contrato apenas até 30 de junho de 2022. A resposta do treinador vai ser dada nas próximas horas.

Depois de analisar e conversar —algumas vezes por meio de intermediários— com outros portugueses, como Jorge Jesus, Vítor Pereira e Rui Vitória, o Timão passou a tratar Castro como uma das opções mais fortes e viáveis. Neste momento, em cima da mesa dos envolvidos na negociação está um vínculo válido por dois anos (até dezembro de 2023).

  • Veja análises e as últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi

Alvo também de outro clube brasileiro, o Botafogo, o português sempre viu com bons olhos uma experiência na América do Sul, especialmente no Brasil. Ele acompanha com bastante atenção o futebol nacional, ainda mais depois do sucesso dos compatriotas Jesus e Abel Ferreira por aqui.

Aos 60 anos, Castro teve como ponto máximo na carreira uma passagem de duas temporadas pelo Shakhtar Donetsk. Na Ucrânia, trabalhou com diversos jogadores brasileiros, entre eles os ex-corintianos Maycon e Dentinho, e conquistou uma liga nacional (2019/20).

Em Portugal, Luís Castro passou por Penafiel, Chaves, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Porto, onde, inicialmente, ocupou o cargo de coordenador das categorias de base (de 2006 a 2013). Tem muita experiência na formação de jovens jogadores, uma característica que desponta como prioridade nos bastidores do Parque São Jorge.

Assim que tiver o "sim" de Luís Castro, o Corinthians vai precisar então negociar a liberação com o Al Duhail. A multa rescisória do treinador no Qatar é a soma dos salários do restante do contrato: cerca de 1 milhão de euros (R$ 5,8 milhões).

Em contato com a reportagem, fontes ligadas à diretoria do Corinthians informaram que há conversas em andamento com alguns treinadores, porém não confirmaram os nomes.

O colunista do UOL Mauro Cezar Pereira falou sobre a contratação de um novo treinador para o Corinthians e mais no 'Fala, Maurão' desta quinta. Confira:

Corinthians