Topo

Por Copa do Mundo, Arana descarta saída do Atlético-MG e quer ano especial

Guilherme Arana comemora gol do Atlético-MG contra o América-MG - PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Guilherme Arana comemora gol do Atlético-MG contra o América-MG Imagem: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

15/02/2022 04h00

O ano de 2021 foi praticamente perfeito para Guilherme Arana. O lateral-esquerdo foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e foi convocado para representar a seleção brasileira principal. É justamente a Copa do Mundo que será disputada no Catar, a partir de novembro, que faz o jogador do Atlético-MG trabalhar para ter um ano ainda melhor do que foi a temporada passado.

Aos 24 anos, Arana é um dos nomes de Tite para as vagas da lateral esquerda do Brasil na Copa do Mundo. Alex Sandro, da Juventus, Renan Lodi, do Atlético de Madri, e Alex Telles, do Manchester United, são os principais concorrentes do jogador atleticano. Com foco total em conseguir um lugar na lista final, Arana tem o suporte do Galo para fazer de 2022 um ano especial.

  • Veja as últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com comentários de Mauro Cezar Pereira e Alicia Klein:

"Estou muito feliz aqui com a camisa do Atlético. É um clube onde eu já me sinto em casa, já me considero um mineirinho. Desde quando eu cheguei, fui muito bem recebido. Espero manter minha performance dentro e fora de campo para trazer muitas alegrias ao nosso torcedor, porque eles merecem", disse o lateral, que passou de 100 jogos pelo Galo, agora o clube que mais defendeu na carreira.

Guilherme Arana durante participação da seleção brasileira nas Olimpíadas de Tóquio - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Guilherme Arana durante participação da seleção brasileira nas Olimpíadas de Tóquio
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O começo de 2022 está muito bom para Guilherme Arana, que já tem dois gols em quatro partidas. Um deles diante do América-MG, o primeiro no triunfo por 2 a 0. Concorrendo com adversários que estão em grandes clubes da Europa, o camisa 13 do Galo está ciente de que a disputa não é nada fácil.

"Eu estou querendo fazer o meu melhor dentro do meu clube para conquistar essa vaga. Tem grandes jogadores na minha posição, então eu deixo o Tite escolher a melhor opção. Como eu falei, estou fazendo um bom trabalho aqui no clube, me dedicando ao máximo, e tenho certeza que posso ganhar essa chance de disputar uma Copa do Mundo. Esse é o meu objetivo".

O desejo é de jogar a Copa do Mundo é tanto, que Guilherme Arana descarta deixar o Atlético em 2022. No entendimento do jogador, uma troca de clube nesta altura poderia complicar a disputa por uma vaga, como apurou o UOL Esporte. Em Belo Horizonte, Arana já está adaptado, é um dos líderes técnicos do elenco, titular absoluto e idolatrado pela torcida. Enquanto um retorno para o futebol europeu poderia criar alguns ruídos, como tempo para entrosar no novo clube, a adaptação ao novo país e o principal, os minutos em campo.

Com passagens por Sevilla, da Espanha, e Atalanta, da Itália, Guilherme Arana não tem pressa em voltar para a Europa. Lá ele não jogou tanto como no Brasil, seja por Corinthians ou Atlético. Por isso, uma transferência neste momento poderia mais atrapalhar do que ajudar. "Saí muito jovem para a Europa. Era tudo novo. Mas foi um período muito bom, eu cresci muito. Tanto no futebol quanto como pessoa também, no extracampo. Às vezes, eu encontro o presidente, que fala que tem medo que chegue as propostas. Eu digo que estou muito feliz aqui. Caso aparecesse alguma proposta hoje, eu iria pensar duas vezes, porque não seria uma novidade".

Até mesmo uma oferta de algum gigante europeu seria analisada com bastante cautela, afinal, mais importante do que a questão financeira é a possibilidade de jogar uma Copa do Mundo. Pois no entendimento de Guilherme Arana, a maior possibilidade de figurar na lista dos 23 convocados é com a camisa do Atlético. A torcida alvinegra comemora.