Topo

Santos

Bauermann ajuda Kaiky e chama a atenção dentro e fora de campo no Santos

Eduardo Bauermann, zagueiro do Santos, celebra o seu gol no empate contra o Guarani, pelo Paulistão - Ivan Storti/Santos FC
Eduardo Bauermann, zagueiro do Santos, celebra o seu gol no empate contra o Guarani, pelo Paulistão Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

10/02/2022 04h00

O Santos se animou com o bom desempenho de Eduardo Bauermann pelo América-MG no último Campeonato Brasileiro, mas tinha algumas dúvidas sobre o zagueiro. E todas elas foram sanadas em pouco tempo.

Bauermann se adaptou rapidamente, conquistou espaço nos treinamentos e foi titular nos quatro primeiros jogos do clube no Campeonato Paulista. Contra o Guarani, fez o gol do empate em 1 a 1 em bonito cabeceio. O camisa 4 continuará na equipe diante do São Bernardo hoje (10), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela quinta rodada do Estadual.

Eduardo Bauermann foi formado pelo Internacional, não se firmou e, desde então, passou por times de menor expressão: Náutico, Atlético-GO, Figueirense, Paraná e América-MG. A camisa do Santos, porém, não pesou.

Outra preocupação do técnico Fabio Carille era o estilo de marcação. No América, as perseguições eram individuais. No Peixe, é por zona. E Bauermann, destro, atua pelo lado esquerdo da defesa com tranquilidade. O Santos sofreu três gols em quatro jogos no Paulistão.

"Ele fez um Campeonato Brasileiro muito bom pelo América-MG jogando pelo lado esquerdo da defesa. Estamos atuando com uma ideia de jogo um pouco diferente do que ele vinha executando no América-MG, mas está tendo um entendimento muito bom com o Kaiky. Foi muito bem no clássico contra o Corinthians, foi bem contra o Guarani, firme e marcou o gol. Ele é um zagueiro que limpa a área, que agride a bola. Estou muito feliz com ele e acredito que pode crescer muito mais", disse Carille, em entrevista coletiva.

Essa adaptação para o modelo Carille foi facilitada pela boa leitura tática do jogador de 25 anos. O treinador não teve dificuldade para explicar o que queria para o defensor.

Sossegado

Eduardo Bauermann é tranquilo no dia a dia. Pessoas que convivem com ele no CT Rei Pelé relatam que ele não é de brincar muito e tem o respeito de todos, principalmente do companheiro Kaiky.

Carille mudou o time para o 4-3-3 com Kaiky pela direita e Eduardo Bauermann pela esquerda na defesa. E Bauermann tem conversado muito com o colega de 18 anos nos treinamentos e jogos para acelerar o entrosamento. Tem sido para Kaiky o que Ricardo Goulart é para Ângelo.

Além de Kaiky, os mais próximos de Eduardo Bauermann são Bruno Oliveira e Ricardo Goulart. Eles foram os demais reforços do Santos confirmados para 2022. O quarto deve ser Auro.

Santos