Topo

Thiago Silva marca, Chelsea domina clássico londrino e vence o Tottenham

Thiago Silva comemora gol marcado pelo Chelsea contra o Tottenham pelo Campeonato Inglês - Justin Tallis/AFP
Thiago Silva comemora gol marcado pelo Chelsea contra o Tottenham pelo Campeonato Inglês Imagem: Justin Tallis/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/01/2022 15h27

O Chelsea dominou o clássico londrino na tarde de hoje (23), no Stamford Bridge, e venceu o Tottenham por 2 a 0 pela 23ª rodada do Campeonato Inglês. Os gols foram marcados por Ziyech, com um belíssimo chute de fora da área, e Thiago Silva.

A vitória leva os Blues, em terceiro lugar, a 47 pontos, um a menos que o Liverpool, vice-líder, e dez abaixo do líder Manchester City. Já os Spurs continuam na sétima posição, com 36.

Devido à pausa para a Data Fifa, as duas equipes só voltam a campo no dia 5 de fevereiro, pela Copa da Inglaterra. O Chelsea receberá o Plymouth Argyle, e, também em casa, o Tottenham encara o Brighton.

Com poucas chances claras, Chelsea começa melhor em casa

O primeiro tempo começou morno no Stamford Bridge, com poucas chances claras de gol e superioridade dos donos da casa. Nos primeiros 20 minutos, o Chelsea levou perigo com Ziyech e Lukaku, duas vezes. Os Blues voltaram a assustar aos 31 e 32 minutos, com duas oportunidades perdidas pelo centroavante belga.

Kane marca, mas árbitro vê falta

Os Spurs foram às redes primeiro, mas o gol não valeu. Sessegnon avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Kane, que dominou, girou e tocou com categoria na saída de Kepa. No entanto, o árbitro Paul Tierney marcou a falta do centroavante inglês, que antes de receber a bola empurrou as costas de Thiago Silva. O jogo foi para o intervalo empatado em 0 a 0.

Blues voltam eletrizantes para a segunda etapa

O Chelsea voltou inflamado para a etapa final. Logo aos dois minutos, Ziyech recebeu pela meia direita, ajeitou e acertou um lindo chute colocado, no ângulo, sem chances para Lloris. Autor do golaço, o marroquino quase marcou o segundo no lance seguinte, ao aproveitar uma soba pela entrada da área e soltar a bomba de três dedos, obrigado o goleiro francês a fazer grande defesa. Porém, não demorou e o segundo gol saiu: aos oito, Mount bateu falta fechada e Thiago Silva apareceu bem para desviar de cabeça e ampliar o placar.

Conte muda o time e Spurs reagem, mas sem gols

Logo após o gol de Thiago Silva, o técnico Antonio Conte tirou Sessegnon e Tanganga e pôs Lucas Moura e Skipp em campo, deixando o Tottenham mais ofensivo. Os visitantes tentaram avançar e até esboçaram uma reação, e levaram perigo em lance de Hojberg e Doherty, aos 25 minutos. Porém, após a entrada de Kanté, os Blues voltaram a neutralizar o rival londrino e administraram ao resultado. Aos 37, o Tottenham teve sua melhor chance no jogo, quando Kane recebeu cruzamento e cabeceou firme, mas Kepa fez uma grande defesa e manteve a vantagem segura no placar.

Cai a invencibilidade do Tottenham

Com a derrota no clássico, os Spurts perderam também a invencibilidade de nove partidas pela Premier League desde a chegada do técnico Antonio Conte à equipe. Até então, haviam sido seis vitórias e três empates na liga inglesa.

Em momento ruim, Lukaku perde gols e vai mal no clássico

Longe de viver seu melhor momento, Romelu Lukaku fez mais uma partida ruim com a camisa dos Blues nesse domingo. Um entre os melhores centroavantes do mundo nos últimos anos, o belga perdeu quatro chances claras de gol e foi desarmado pela zaga dos Spurs repetidas vezes no Stamford Bridge. Nesta temporada, Lukaku soma oito gols em 24 jogos. Na última, pela Inter, foram 30 bolas na rede em 44 partidas.

Lacre na rede

Funcionários fazem reparo da rede do Stamford Bridge antes do segundo tempo entre Chelsea e Tottenham - Justin Tallis/AFP - Justin Tallis/AFP
Funcionários fazem reparo da rede do Stamford Bridge antes do segundo tempo entre Chelsea e Tottenham
Imagem: Justin Tallis/AFP

A etapa final começou com um pequeno atraso no Stamford Bridge, após o bandeirinha notar a rede de um dos gols rasgada. Funcionários do estádio foram chamados à meta e, poucos minutos depois, fizeram o reparo com um lacre nos barbantes.