Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Diego Iwata: 'Abel é muito coerente e não vai levar Endrick para o Mundial'

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/01/2022 19h02

Sem contratar um centroavante considerado apto para ser titular no Mundial de Clubes e com o prazo para enviar a lista final à FIFA próximo, o Palmeiras vê a torcida exigindo a convocação de Endrick. Com 15 anos, o jogador não pode ser inscrito no Campeonato Paulista por não ter 16 anos completos, mas pode, segundo o regulamento da entidade máxima do futebol, ir para os Emirados Árabes Unidos.

Na Live do Mercado da Bola, transmitida pelo UOL Esporte nesta sexta-feira (21), os jornalistas Vitor Guedes e Diego Iwata analisaram o pedido da torcida e a pressão pela busca de um centroavante.

"O Endrick é o que está todo mundo falando agora, até o resto do mundo, porque depois desse gol contra o Oeste ele vai parar na capa de jornais de fora. Agora, ele está sendo falado em Barcelona e Real Madrid de olho. Mas, falando de Mundial, ele não deve ir. Claro que tudo pode mudar, a inscrição é só na segunda-feira, então o Abel tem até o domingo para pensar. Porém, a tendência é que, falando com as pessoas do clube, ele não seja inscrito", começou dizendo Diego Iwata.

"Ele não tem nenhum jogo pelo profissional e é bom deixar isso bem claro, até porque ele é um garoto de 15 anos, não tem contrato profissional de acordo com a legislação brasileira, ou seja, não pode jogar nenhum campeonato daqui. Além disso, a Libertadores também não aceitaria a inscrição dele porque, nos critérios dela, existe que devem ser obedecidos os critérios dos países dos times", completou.

Em seguida, Diego Iwata falou a respeito do regulamento da FIFA, que é um pouco diferente do brasileiro. Além disso, o jornalista destacou a postura de Abel Ferreira.

"A FIFA entende que qualquer jogador que não pague para jogar e sim que receba, como é o caso do Endrick, que já tem salário, já pode ser considerado um profissional. Acho que é até um balde de água fria, mas ele não vai ser inscrito a não ser que algo muito fora da curva aconteça. O Abel é muito coerente com as decisões dele, é tudo muito embasado, ele é muito justo com os atletas".

"Eu não consigo imaginar ele tirando um profissional da lista para colocar um garoto de 15 anos que nunca jogou no elenco principal. Hoje o Palmeiras tem 27 atletas e só podem ir 23, ou seja, o clube terá quatro jogadores que não serão inscritos no Mundial. Na minha avaliação, não devem ser inscritos Kuscevic ou o Murilo na zaga e o Jailson no meio. Dos reforços que chegaram, Navarro e Atuesta já iriam e na frente mora o problema", afirmou.

Por fim, Iwata apontou como deve ficar a situação dos atacantes que irão ao Mundial. O comentarista também voltou a falar sobre a situação de Endrick e comparou o surgimento do atacante com o de Neymar.

"Ao todo, o Palmeiras tem sete atacantes. Então, por exemplo, gente como o Wesley, que fez gol em final de Copa do Brasil e foi titular em diversos jogos, Gabriel Verón e outros diversos jogadores que são importantes para o elenco podem não ser inscritos. O Jorge, que é o lateral-esquerdo reserva pode ficar de fora também, visto que o Renan já chegou a atuar pelos lados. Analisando tudo isso, o Endrick ser inscrito não condiz como o Abel conduz trabalhos".

"Eu acho que não é exagero nenhum falarmos que ele é fora de série. Ele lembra muito o surgimento do Neymar que, com 15 ou 16 anos, todo mundo ficava de olho. O Ney estreou com 15 anos na Copinha também e teve o mesmo alvoroço que vem tendo o Endrick", finalizou o jornalista.

A próxima edição da Live do Mercado da Bola será na segunda-feira (24). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

Palmeiras