PUBLICIDADE
Topo

Seleção Brasileira

Uefa topa Brasil x Inglaterra, mas data precisa ser definida

Neymar comemora seu gol pela seleção brasileira na partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa de 2022 - Daniel Apuy/Getty Images
Neymar comemora seu gol pela seleção brasileira na partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa de 2022 Imagem: Daniel Apuy/Getty Images

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/01/2022 04h00

CBF, Conmebol e Uefa já tratam como realidade a marcação do jogo entre Brasil e Inglaterra, no meio do ano, como uma ampliação da colaboração entre as entidades. A ideia foi aceita durante a reunião de ontem (19), no Paraguai, da qual participaram, pelo lado europeu, Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, e os vice-presidentes Sándor Csányi e Fernando Gomes. Com o plano em marcha, resta avançar para a confirmação da data e questões operacionais.

Há dois cenários. Considerando que a final da Liga dos Campeões será em 28 de maio, a perspectiva é que o confronto da seleção brasileira diante dos ingleses seja em Londres. Uma data possível é 1º de junho, mesmo dia em que já está agendado o duelo entre Argentina e Itália, reunindo os campeões da Copa América e da Eurocopa.

No Brasil x Inglaterra que colocaria os vices continentais para um amistoso, o outro cenário seria entrar em campo na véspera, dia 31 de maio, uma terça-feira. É preciso, no entanto, vislumbrar quais e quantos jogadores brasileiros e ingleses estariam envolvidos na final da Champions, no sábado.

A sugestão do jogo foi enviada pela CBF à Conmebol em 16 de dezembro. A ideia foi bem aceita, ainda mais pelo contexto atual das seleções envolvidas. Ontem, a Conmebol já tratava o jogo como "muito possível". Brasil e Inglaterra têm apelo global. Como já se faria o Argentina x Itália, os dirigentes entenderam que vale a pena acrescentar mais um duelo no menu para a data Fifa do meio do ano.

Para a CBF, isso vem muito a calhar pelo lado técnico. Faz tempo que a demanda é por um adversário europeu na preparação para a Copa do Mundo. A diretoria de seleções vem tendo dificuldades justamente porque a Uefa loteou o calendário com a Nations League —inclusive, a ideia é, a partir de 2023, inserir os sul-americanos nessa competição.

Pela tabela da Nations, a Inglaterra vai enfrentar a Hungria no dia 4 de junho. Para não embolar e reduzir o período de recuperação, o jogo com o Brasil não poderia ser depois do dia 1º. Os ingleses ainda jogam nos dias 7 (contra Alemanha), 11 (contra a Itália) e 14 (de novo contra a Hungria). O Brasil tinha planejado fazer três amistosos nesse período de junho.

Seleção Brasileira