PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Atlético-MG tem mais dúvidas do que certezas para definir novo treinador

Antonio Mohamed tem tudo encaminhado para ser o novo técnico do Atlético-MG - Amilcar Orfali/Getty Images
Antonio Mohamed tem tudo encaminhado para ser o novo técnico do Atlético-MG Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

13/01/2022 04h00

Ao que tudo indica o técnico do Atlético-MG será o argentino Antônio 'El Turco' Mohamed, que venceu a disputa com o português Luís Castro. Ambos foram procurados pelo clube mineiro nas últimas horas, mesmo que internamente não exista uma convicção de que um dos dois seja a melhor opção para comandar o time. Certeza mesmo existia apenas quando Jorge Jesus e Carlos Carvalhal foram procurados. Melhor para o argentino, que é aguardado no Brasil para assinar o contrato que vai ter dois anos de duração.

É certo que Turco Mohamed passou longe do topo da lista do clube. Como as negociações com os portugueses Jesus e Carvalhal não prosperaram, por razões diferentes, o Atlético se abriu para sugestões. Diversos nomes foram colocados sobre a mesa da diretoria, muitos via empresários. Um exemplo claro foi a procura por Eduardo Berrizo. De acordo com apuração do UOL Esporte, não existia pleno respaldo ou entusiasmo sobre o argentino que saiu recentemente da seleção paraguaia.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

O receio é natural: afinal, o Atlético teve em 2021 a maior temporada desde a sua fundação, em 1908. Foram três títulos conquistados no ano, sendo um deles o tão sonhado Campeonato Brasileiro, que o Galo não vencia desde 1971. Com um elenco vitorioso, caro, a diretoria alvinegra não quer errar na definição do substituto de Cuca. Mas, no fim, a pressão externa e a sensação de urgência fizeram a diretoria alvinegra agir, sem que tenha se feito uma observação mais profunda sobre como jogam os times de Turco Mohamed e até mesmo sobre sua carreira de um modo geral

Sem a convicção de qual seria a melhor escolha, 'El Turco' Mohamed levou vantagem sobre Luís Castro por fatores que vão além da análise do trabalho em campo. As boas passagens por clubes mexicanos ajudaram bastante. O nome do argentino é conhecido entre os atleticanos e caiu nas graças de boa parte da torcida. A lembrança é da Libertadores de 2013, quando ele comandava o Tijuana, do México, que foi eliminado nos pênaltis, mas deu muito trabalho ao Galo nas duas partidas pelas quartas de final.

A questão financeira também foi uma aliada de Mohamed, que está desempregado, enquanto Luís Castro está no Al-Duhail, no Qatar. Para contratar o treinador português o Atlético teria de pagar uma multa de aproximadamente R$ 6 milhões. E pagar para ter um treinador era algo que o Galo não queria desde o começo, tanto que um dos empecilhos para a contratação de Carlos Carvalhal foi a multa de R$ 16 milhões cobrada pelo Braga, de Portugal.

Cercado por muitas dúvidas, o Atlético corre para escolher seu próximo treinador, mas a torcida era mesmo por alguma reviravolta nas situações de Jorge Jesus e Carlos Carvalhal.

Futebol