Topo

Melhor ataque, Vasco vira no fim sobre o Ska e avança com 100% na Copa SP

Figueiredo foi o autor do gol da vitória do Vasco - Reprodução / Sportv
Figueiredo foi o autor do gol da vitória do Vasco Imagem: Reprodução / Sportv

11/01/2022 19h12Atualizada em 11/01/2022 22h53

O Vasco conquistou uma vitória no sufoco e terminou a primeira fase da Copa São Paulo de futebol júnior com aproveitamento de 100%. Dono do melhor ataque da competição, agora com 19 gols marcados, o time carioca derrotou o Ska Brasil por 2 a 1, de virada, hoje (11), em Santana do Paranaíba, no desfecho do Grupo 24.

Gabryel abriu o placar para os donos da casa, enquanto Marlon Gomes e Figueiredo decretaram a virada para o Vasco, que não teve o mesmo sucesso ofensivo dos outros jogos. Após estrear com uma vitória de 5 a 1 sobre o Lagarto, a equipe aplicou uma goleada de 12 a 0 sobre o Rio Claro.

Com o resultado, o Vasco se segurou na liderança da chave, com nove pontos. Na próxima fase, a equipe cruz-maltina terá um mata-mata com o Joinville, que terminou a primeira fase de maneira invicta, com vitória sobre o Audax-SP e empates diante de Santo André e Camaçariense. Já o Ska, que ficou em segundo lugar com quatro pontos, vai encarar o Audax.

Com a classificação para a segunda fase assegurada por antecipação, o Vasco poupou vários jogadores para o duelo, entre eles a dupla de ataque formada por Vinícius e Figueiredo. Os cariocas dominaram o primeiro tempo, mas não conseguiram transformar seus melhores momentos em chances de gol.

Aos 5 minutos, Andrey foi lançado pelo lado direito da área e chutou cruzado, mas a bola passou raspando a trave direita. Em outra oportunidade, aos 32 minutos, Juan aproveitou bobeada da defesa do Ska, roubou a bola e, da entrada da área, arriscou chute de esquerda. Lucas espalmou para escanteio.

Do outro lado, o Ska não se intimidou diante da força vascaína. Usou bem a velocidade de seus atacantes para assustar e usou deste expediente para sair na frente no placar. Gabryel, que já havia tido um gol anulado no primeiro minuto, foi lançado e ganhou na corrida de Zé Vitor. Mesmo com a recuperação do adversário, ele girou em cima do defensor e tocou na saída de Pablo aos 36 minutos.

Precisando de um gol para chegar à liderança, o Vasco voltou do intervalo com quatro alterações, inclusive com Figueiredo, artilheiro da Copinha com cinco gols. O domínio territorial dos cariocas permaneceu até sair o gol da igualdade, aos 25 minutos. Julião mandou a bola para a área e encontrou Marlon Gomes livre de marcação. O meia desviou de cabeça no canto esquerdo para marcar seu terceiro gol na Copinha.

Três minutos depois, o Vasco quase conseguiu a virada com seu artilheiro. Após tabela na intermediária com Figueiredo, Andrey bateu de primeira e acertou o travessão. No rebote, o centroavante pegou mal de cabela e viu a bola sair por cima do gol.

Mas como a vida de goleador é feita de altos e baixos, Figueiredo ainda teve tempo para se recuperar. Aos 46 minutos, após cruzamento para a área, a bola passou pela defesa e sobrou para o centroavante, do lado esquerdo, emendar um chute de primeira que parou no canto esquerdo do goleiro Lucas, definindo a terceira vitória vascaína.

O Vasco atuou com a seguinte formação: Pablo; Saulo, Victão, Zé Vitor (Pimentel) e Leandrinho (Julião); Andrey, Rodrigo, Marlon Gomes e Erick Marcus (Marcos Dias); Juan (Vinícius) e Tavares (Figueiredo).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a estreia do Vasco na Copinha foi contra o Lagarto, e não Rio Claro. O erro foi corrigido.