Topo

OPINIÃO

Rodrigues: 'Paulinho não resolve problema de marcação, mas vale a pena'

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 04h00

Para 2022, o Corinthians pretende solucionar duas carências vistas no elenco desta temporada: um centroavante e um primeiro volante. Embora o clube do Parque São Jorge esteja perto de concretizar um acordo com Paulinho, o provável retorno do meio-campista ainda não seria a solução ideal para os problemas de marcação da equipe.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão, os jornalistas Rodolfo Rodrigues e Vitor Guedes avaliaram que Paulinho é uma boa contratação, mas não chega como solução para os problemas defensivos do time. Eles ainda citaram alguns nomes que poderiam preencher essa lacuna.

"Não vejo o Paulinho nessa função. Ele é mais um segundo volante. Gosto da ideia de o Corinthians fechar com o Paulinho para disputar a Libertadores. É um jogador que tem história pelo clube e ainda pode render um pouco. Jogaria à frente desse primeiro volante e poderia liberar um pouco mais o Renato Augusto. Precisaria ver se o time se encaixaria bem com os dois", analisou Rodrigues.

Guedes também destacou que, aos 33 anos, Paulinho amplia a lista de veteranos do Timão, o que pode prejudicá-lo a ter uma longa sequência de jogos. "A chegada do Paulinho, que é mais oito do que cinco, não resolve a questão do primeiro volante, nem rejuvenesce o time. Para mim, a cabeça de área seria uma das prioridades", apontou.

Para Rodrigues, o Corinthians deveria tratar como prioridade a contratação de um primeiro volante. "Depois de um centroavante, a segunda posição mais carente seria a do primeiro volante. Não sou fã do Gabriel e do estilo de jogo dele. É um bom jogador de grupo para disputar a Libertadores, tem experiência e está há um bom tempo no clube. Não acho que seja o caso de dispensá-lo, mas não dá para contar com ele como volante principal do time, para ser titular", disse o colunista do UOL.

Opções para primeiro volante

A chegada de Paulinho, na visão de Rodrigues, é benéfica para o Corinthians, mas não se deve esperar que ele atue primordialmente como um marcador. "Não acho que resolve. Precisaria ter um volante com boa saída de jogo, com bastante marcação. Precisa encontrar esse nome. Tem circulado o nome de Marlon Freitas, volante do Atlético-GO, talvez envolvendo uma troca com Janderson. Não sei se seria o jogador para resolver esse problema entre os volantes", comentou, citando o nome de um volante com as características mais adequadas às necessidades do Corinthians.

Guedes elogiou outro jogador. "Gosto muito do Lucas Kal, do América-MG, que fez um ótimo Brasileiro. Ele faz de zagueiro, mas também jogou muito bem como volante. Poucas vezes vi um jogo em que ele foi mal. E ele foi bem em jogo grande, contra Flamengo, Corinthians. É um jogador jovem, algo que falta ao Corinthians, e que permite mudar o esquema de jogo, embora o Sylvinho só saiba jogar no 4-1-4-1", afirmou.

Rodrigues fez um balanço positivo da contratação de Paulinho. "Há essa questão de o time ficar com mais veteranos, mas, no geral, vale a pena. Dificilmente o Corinthians vai jogar sempre com seus 11 principais jogadores durante toda a Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Vai precisar de trocas e é sempre legal ter boas opções. Sou bem a favor da contratação do Paulinho", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (20), às 14h (horário de Brasília). Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.