Topo

OPINIÃO

Guedes: "Cavani e Talisca estão distantes, mas Corinthians vai trazer um 9"

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 16h00

Classificado para a Libertadores, mas sem empolgar sua torcida, o Corinthians começa a se movimentar no mercado da bola. De olho em reforços para 2022, a diretoria do Timão analisa possíveis nomes para o ataque da equipe. A procura, em especial, é por um centroavante, uma das posições mais carentes do elenco.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão, os jornalistas Rodolfo Rodrigues e Vitor Guedes conversaram sobre a movimentação do clube no mercado da bola. Para ambos, a diretoria deve se mexer para trazer um camisa nove, pois Jô não tem o mesmo rendimento de outras temporadas e as tentativas do técnico Sylvinho ao improvisar Renato Augusto e Róger Guedes na posição receberam muitas críticas.

O boato em torno de Edinson Cavani, do Manchester United, surgiu nos últimos dias e ganhou força nas redes sociais. Guedes freou a empolgação e vê como remota a chance de o jogador defender o Timão. "Falei com alguns dirigentes. Não acho que Cavani vai jogar no Corinthians, mas ninguém disse 'chance zero' como aconteceu outras vezes. A sensação que tenho é que eles não descartam completamente ou gostam desse barulho na internet. No caso do Cavani, não veio posicionamento oficial nem extraoficial", comentou.

Rodrigues também considera muito difícil a chance de o Corinthians trazer Cavani. "O Cavani, acho bem difícil. É um jogador de 35 anos e vejo mais como uma coisa de torcedor. Acho meio inviável. Ele joga em um time de ponta na Europa e tem mercado para um clube do segundo bloco europeu, ou poderia jogar na MLS [nos Estados Unidos]. Acho muito difícil que um time brasileiro consiga pagar o salário dele ou que volte para a América do Sul para jogar no Brasil", afirmou o colunista do UOL.

Guedes vê esta especulação como algo prejudicial para quem realmente for contratado pelo clube para ser o novo camisa nove. "Vai vir um centroavante, mas o Cavani é muito difícil. O que me deixou com a pulga atrás da orelha foi o Corinthians não negar o nome dele de forma enfática. Ou está gostando de ter o nome especulado, o que acho errado. Isso cria uma expectativa na torcida. Qualquer nome que chegar não vai atender a essa expectativa. Pode vir até um bom jogador, mas sem o impacto midiático. A primeira reação é de que esse nome é fraco", alertou.

Outros atacantes na mira do Timão

A diretoria corintiana está em busca de um camisa nove para ter uma opção além de Jô, como ressaltou Rodrigues. "É a prioridade. O Corinthians buscou o Jô em 2020 e quebrou o galho na reta final do Brasileiro, mas estava bem fora de forma. Em 2021, ele foi até um pouquinho melhor e foi o artilheiro do time na temporada, só que ainda está muito abaixo do que já jogou", avaliou.

Apesar dos números de Jô na temporada, Guedes enfatizou que o time sente falta de um centroavante mais constante. "Com todas as críticas ao Jô, ele é o jogador que mais participou de gols na temporada. Fez de gols e deu sete assistências. De qualquer jeito, ele foi bastante questionado e centroavante já era uma carência do elenco. Virou ainda mais quando Sylvinho inventou Renato Augusto de falso nove e botou Róger Guedes lá. Ou seja, piorou dois reforços para tentar resolver a questão", frisou.

Embora não seja um camisa nove legítimo, Anderson Talisca surgiu como um possível nome que interessa ao Timão. Guedes, porém, mostrou-se pessimista quanto às chances de acerto com o atacante. "O Al Nassr estava devendo grana para ele e pagou os atrasados. A chance do Talisca, que não é centroavante, mas um ponta de lança ou um segundo atacante, também parece que está longe do Corinthians", lamentou.

Como a pendência financeira entre Talisca e o clube saudita foi resolvida, Rodrigues o vê distante do Parque São Jorge. "Também vejo o Talisca mais como um ponta de lança. É um nome interessante, um bom jogador. Voltou a jogar pelo Al Nassr, tem oito gols em doze jogos e é titular. Acho bem difícil a saída dele agora, acertada essa questão financeira com o clube", ressaltou.

O colunista do UOL citou outro jogador que se encaixaria nos planos alvinegros. "Outra opção seria o Elkeson. É um jogador de 32 anos que joga no futebol chinês há muito tempo. É um centroavante e teria condições de atuar no futebol brasileiro e ter um certo sucesso. Saiu do Botafogo em 2012, naturalizou-se e jogou pela seleção chinesa. Seria um bom nome. Não é tão veterano", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (20), às 14h (horário de Brasília). Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.