Topo

Corinthians

Xavier pega pena mínima no STJD e está liberado para jogar pelo Corinthians

Xavier, volante do Corinthians, em treino no CT Dr. Joaquim Grava - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Xavier, volante do Corinthians, em treino no CT Dr. Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 13h19

O volante Xavier, do Corinthians, foi julgado hoje (23) pelo STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) e recebeu a pena de um jogo de suspensão pela confusão na partida contra o Internacional, no dia 24 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. Como o atleta recebeu o cartão vermelho naquela ocasião e cumpriu suspensão automática, está livre para defender o Alvinegro na reta final da temporada.

O jogador do Corinthians foi denunciado no artigo 250 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por prática 'desleal ou hostil' e poderia pegar um gancho de até três jogos por ter empurrado Taison, do Internacional, durante um bate-boca entre os atletas das duas equipes no Beira-Rio. O árbitro Bruno Arleu de Araújo relatou o lance, ocorrido nos minutos finais do jogo, na súmula.

"O árbitro relatou e a própria denúncia capitulou no artigo 250, que é de hostilidade. Bem capitulada e denunciada. O jogador é primário e houve ali uma troca de empurrões. Não foi o João Vitor (Xavier) que empurrou o Patrick. O João empurrou o número 10 do Inter e o Patrick empurrou outro do Corinthians. O atleta Xavier já cumpriu a automática e, em razão da falta de potencial ofensivo, o jogador do Corinthians, se punido, deve ser convertido em advertência", explicou o advogado João Zanforlin, representante do Corinthians.

Por maioria dos votos, os auditores do STJD entenderam que a conduta de Xavier representou ato hostil e decidiram puni-lo com um jogo de suspensão (já cumprido pelo atleta). Portanto, o volante está à disposição do técnico Sylvinho para as quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Corinthians